A diversidade de danças populares ao redor do globo(mundo) é vasta e magnífica, por isso, selecionamos 20 tipos de dança para viajar o mundo em alguns passos:
Cumbia – Colômbia Com origem Africana, na Cúmbia a mulher executa passos curtos que mal saem do chão enquanto o parceiro dança ao redor dela abanando as chamas de uma vela.
Zaouli – Costa do Marfim A música das flautas e a batida dos tambores começam, e o dançarino mascarado pula na frente da multidão, batendo seus pés fortemente. Cada vilarejo do grupo étnico Gouro possui seu próprio dançarino, que se apresenta em festas e funerais, na esperança de fortalecer a produtividade, a união e a paz.
Frevo – Brasil Uma das danças mais típicas do Brasil, o frevo possui cerca de 120 movimentos diferentes, incorporando acrobacias, o levantar das pernas e a passos de capoeira. As cores vermelho, amarelo, azul e verde marcam o traje dos passistas e as famosas sombrinhas. Em 2012 a tradição foi declarada pela UNESCO como herança cultural da humanidade.
Kathakali – Índia Perto das redes de pesca da Fortaleza de Cochim, os artistas de kathakali apresentam-se no palco ao som de percussão, trajando figurinos elaborados e executando cada movimento de corpo com impecável precisão e elegância.
Hopak – Ucrânia Derivado do termo em ucraniano “hopaty” (que significa pular), a hopak costumava ser apresentada em comunidades militares por soldados vitoriosos, que celebravam refazendo as cenas de batalhas por meio da dança, pontuada com saltos acrobáticos. Hoje é interpretada em festivais por homens e mulheres.
Adumu – Quênia e Tanzânia Para os homens da tribo Maasai, o adumu é parte de uma cerimônia do rito de passagem para a idade adulta – quanto mais alto eles pularem, mais fortes e desejáveis eles serão diante à comunidade.
Footwork – EUA Como o nome em inglês já diz, essa dança original de Chicago tem tudo a ver com os pés. A trilha sonora perfeita para o footwork é caracterizada por uma batida rápida.
Ote’a – Polinésia Francesa Ote’a, a dança tradicional taitiana, com seu vigoroso movimento das cadeiras e percussões animadas, encena as histórias do cotidiano com as mãos, enquanto os quadris estão em constante balanço.
Valsa vienense – Áustria A valsa vienense é a primeira forma de valsa, mas nem sempre foi considerada uma dança da alta sociedade, começou como uma dança folclórica praticada por camponeses. Hoje, é possível exibir seus talentos nas centenas de bailes e competições realizados em Viena.
Dança Popular Indiana – Índia Os filmes de Bollywood são conhecidos pela dança festiva e colorida que marca os finais felizes. A Índia tem muitos estilos de dança dentro do país que é culturalmente rico e vasto. O estilo de dança que vemos nos filmes é uma variação popular das clássicas danças indianas.
Samba – Brasil Milhares de participantes dançam ao ritmo do carnaval durante os coloridos e pomposos desfiles de escolas de samba em sambódromos do Rio de Janeiro e São Paulo.
Dança do Dragão – China Feliz ano novo! A Dança do Dragão é uma tradição em comemoração ao Ano Novo Lunar. Artistas fazem as apresentações em grandes festivais há séculos.
Salsa – Cuba A Salsa é um ritmo contagiante, mas há um certo nível de dificuldade na execução. Em duplas, os bailarinos de salsa desafiam o ritmo e a coordenação motora com muita alegria e sinergia.
Dança Folclórica Suíça – Suíça Dançada há séculos na suíça, dos camponeses aos entusiastas da cultura popular, esta dança folclórica ganha espaço em festas tradicionais e eventos históricos.
Tango – Argentina Conhecido pela sensualidade, o tango é um ritmo experimentado pelo movimentos fortes e de ritmo marcado, embalados por melodias românticas e dramáticas.
Kabuki – Japão O Kabuki, um drama clássico de dança japonesa, originou-se em Kyoto há mais de 400 anos. Nesta foto, os moradores executam Kabuki para agricultores em Hinoemata, onde os moradores realizam a arte há 200 anos.
Dança Paraguaia – Paraguai Na foto, os nativos de Maka dançam durante as festividades do Dia dos Povos Indígenas Americanos em Mariano Roque Alonso, uma cidade a 20 quilômetros ao norte de Assunção, no Paraguai.
Dança do Ventre – Oriente Médio Com origem no antigo Egito em rituais de fertilidade, a dança do ventre é conhecida atualmente no mundo inteiro. A prática cultural foi popularizada por conquistadores árabes e hoje, é tradição em diversos países do Oriente médio.
Bharatanatyam – Índia Essa dança é tradicional e uma das mais antigas da Índia, é de estilo clássico e contém muitas expressões corporais e faciais. Os dançarinos utilizam-se de movimentos suaves e poses. A dança é acompanhada de instrumentos musicais como a flauta, o violino e a tambura.
Flamenco – Espanha O Flamenco surgiu na Espanha e é a junção do canto, o violão e a dança. As dançarinas movimentam os braços e os punhos e têm forte expressão facial. Embaladas ao som dos musicistas que acompanham a dança, as dançarinas sapateiam, movimentam as saias e batem palmas para dar ritmo à dança.
Danças Brasileiras No Brasil a miscigenação cultural entre índios, africanos e europeus culminou no espetáculo de cores, ritmos e mitos nas danças. Em cada estado brasileiro, podemos encontrar diversas formas de expressão, do Bumba meu Boi ao Fandango e do Frevo ao Carimbó. A dança brasileira mais conhecida mundialmente é o Samba.Podemos girar, rodopiar e fazer muitas piruetas ao redor do mundo, o ritmo e a forma serão diferentes, mas o instrumento usado para dançar é o mesmo em toda terra: O CORPO! Nosso corpo pode falar em quantas línguas quisermos, e isso é uma das características mais especiais da dança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário