REGÊNCIA
O regente é o que
exerce a função de regência ou seja uma profissão. Ele é capaz de transmitir a
um conjunto instrumental ou vocal o conteúdo rítmico e expressivo de uma obra musical através gestos
convencionais.
A figura do regente é uma sintonia através
de seus gestos que são conhecidos pelo seu grupo, ou seja, pela sua orquestra.
Todo regente é um maestro, mas nem todo
maestro é um regente, pois muitos muitos maestros não trabalham na função de regente.
O regente está a frente, está liderando o grupo.
Ele lê a grade de orquestra, ele enxerga a
orquestra inteira.
A complexidade dos detalhes que compõem a
partitura moderna, exigem do regente, não só a marcação precisa do compasso,
mas conhecimentos amplos de música aliados a qualidades de comando. Assim, é o
grau de cultura e essa capacidade de liderar os músicos que qualificam o
regente.
A regência resume-se em duas funções: saber onde está a melodia e dar à
orquestra o andamento justoMAESTRO
É um título de elogio ao músico por ele ser um mestre , porém ele só será regente se ocupar o cargo dessa profissão.
O maestro pode ser um baterista, guitarrista de uma banda ou
de um grupo, ele não precisa reger, é um título que se atribui a um líder de um
grupo.
O maestro liga o pensamento do compositor e mostra aos músicos
como executar .
Ele é o centro do espetáculo, mesmo sem tocar
instrumento algum.
O maestro tem várias funções, ensaiar, dirigir ,
organizar , criar a unicidade de interpretação. Geralmente numa orquestra de 75
músicos, cada um interpretaria do seu jeito e com a presença do maestro haverá a unificação dessa interpretação de forma coletiva.
É aquele que organiza um sistema musical
de determinado grupo.
O maestro é, portanto, o elo entre o
compositor da peça musical e seus executores (os instrumentistas), que
compreende o triângulo Compositor – Regente – Músicos.
A atuação maluca de alguns maestros já gerou
muita sátira.
A função do Maestro é preparar os músicos toda
semana para a interpretação de peças novas de concertos.
QUANDO SURGIU O MAESTROA figura do maestro surgiu da necessidade de se manter em uniformidade rítmica e expressiva, todos os planos sonoros de uma obra sinfônica, que aumentou gradativamente com a evolução da música e o crescimento das orquestras, tornando-se impossível todos tocarem ao mesmo tempo, no mesmo ritmo e em equilíbrio.
Isso se deu, porém, só na metade do século XVIII e, geralmente, o maestro era o próprio compositor. Foi na segunda metade do século XIX que surge o maestro profissional, um músico hábil, especializado em dirigir orquestras, banda de música ou coro. Além de ser o responsável pelo equilíbrio sonoro dos instrumentos, ele passou a ser o intérprete daquilo que o compositor pensou ao escrever determinada obra.
QUAIS OS SIGNIFICADOS DOS MOVIMENTOS DO MAESTRO OU REGENTE
Com os movimentos da mão direita, o regente define para os músicos o compasso e a velocidade com que a obra deve ser executada.
A mão esquerda se move junto com o resto do corpo, indicando o sentimento que a música deve exprimir – por exemplo, mais vibrante ou mais austera.
www.youtube.com/watch?v=EJC-_j3SnXk
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