As danças são encontradas em diferentes culturas e povos, mas quando se fala da dança em comunidades indígenas, elas se diferem totalmente em relação as danças típicas e comuns de outras culturas. Isso se dá porque a dança indígena acontece como forma de ritual e demonstração de costumes.
As danças indígenas podem ter o intuito de fazer homenagem a pessoas mortas, expulsar doenças, espantar maus espíritos, agradecer pela colheita, pesca e caça, marcar a mudança de fase do jovem para a idade adulta, preparar para guerra, entre outros. Além disso, as danças indígenas são as principais conexões entre os índios com as entidades e espíritos da floresta.
Essas danças podem ser realizadas por um simples indivíduo, ou um grupo. Mulheres e homens podem participar da danças e eles costumam utilizar alguns objetos, como símbolos, amuletos, instrumentos musicais, pinturas e outros. Os movimentos das danças são de caráter artísticos com passos, movimentos e balanços com inspiração na fauna e na flora. Existem diversas danças indígenas no brasil, mas algumas delas são as mais conhecidas.
Conheça as principais danças indígenas brasileiras.
Kuarup
Karup ou Quarup é o nome de uma árvore sagrada e representa um ritual de reverência aos mortos. Essa dança vem dos índios do Alto Xingu, localizados no Mato Grosso.
Pode-se pensar que por ser uma dança aos mortos essa seja uma dança melancólica, mas não! Essa dança é uma das mais alegres danças indígenas brasileiras.
O ritual tem como objetivo trazer os mortos à vida e tem várias etapas. A primeira é a recepção dos índios de outras aldeias. Após isso, se reúnem ao redor do tronco de Karup. Depois de outras etapas, os índios jogam o tronco nos rios.
Dança da onça
É realizada pelos índios Bororo, no Mato Grosso. A dança da onça é uma representação do jovem índio que se tornou um bravo caçador e matou a onça com as próprias mãos.
O dançarino que representa alma da onça é coberto com pele desse animal e máscara de franjas de palmeira que disfarçam seus pés e mãos. Esse índio vai dançando, dando batidas de pés e pulos, sendo seguido pelo pajé e por toda a tribo.
Toré
Kahê-Tuagê
Atiaru
Esse ritual tem características espirituais, realizado para afastar maus espíritos e, com isso, atrair os bons.
A dança é feita próximo ao momento do pôr do sol e podem participar tanto homens, quanto mulheres. Os índios usam adereços como cocares de plumas, colares, pulseiras e chocalhos amarrados nos pés.
Nenhum comentário:
Postar um comentário