segunda-feira, 20 de julho de 2020

MÚSICA PUBLICITÁRIA- JINGLE

Já se pegou cantando alguma música que ouviu em uma propaganda no rádio ou na TV? Com certeza isso já aconteceu com você! São os famosos jingles, que sempre fizeram muito sucesso quando o assunto é divulgar uma marca.

Por serem bastante criativas e contagiantes, essas canções são uma ótima forma de colocar o nome do seu negócio na boca do povo e podem fazer toda a diferença na hora de promover uma campanha publicitária. Não é à toa que muitas se tornaram bastante famosas e até entraram para a história da publicidade brasileira.

O que é jingle

Um jingle nada mais é que uma música ou canção curta utilizada em uma campanha de publicidade para divulgar um produto ou serviço. Mas não é uma canção qualquer — a música publicitária deve ser contagiante, repetitiva e ter letras fáceis de serem memorizadas.

O primeiro jingle foi feito nos Estados Unidos em 1926 para o cereal matinal Wheaties, mas ele só alcançou o seu auge na década de 1950. Já no Brasil, o primeiro jingle surgiu em 1932, anunciando a Padaria Bragança, localizada no Rio de Janeiro.
Jingle para o Cereal Wheaties

Jingle para a Padaria Bragança

Como um jingle é criado

Na hora de produzir o jingle perfeito e garantir uma divulgação eficiente da sua marca, saiba que alguns cuidados são essenciais. O primeiro passo é conhecer bem o seu público e, claro, definir a mensagem que você deseja veicular.

Em seguida, pesquise boas referências para serem inseridas na canção e escolha a voz e o ritmo mais apropriados. Um jingle de um tema mais descontraído, por exemplo, pode ser feito com uma voz e um ritmo animado.

Em todos os processos de criação de uma música publicitária, não se esqueça do ingrediente principal: a criatividade! Afinal, apenas propostas criativas terão chances de atrair o público e tornar a veiculação do seu serviço ou produto eficiente.

Quais são os exemplos de jingles famosos no Brasil?

Por ser uma forma criativa e bastante acessível de divulgar uma marca, o jingle vem sendo usado há quase 100 anos por diversas marcas brasileiras. Para que você conheça na prática a sua efetividade, separamos alguns jingles famosos. Não se assuste se conseguir cantar alguns do início ao fim! Confira:

Dolly — não dá para não falar de jingle sem citar o refrigerante Dolly, não é? Tenho certeza de que você já se pegou cantando “Dolly Guaraná, Dolly Guaraná” em algum momento;


Danoninho — outra canção muito famosa é a do Danoninho, que marcou as crianças do fim da década de 1980 e do início da de 1990 com o jingle “Me dá, me dá, me dá”;



McDonalds — ainda falando sobre alimentos, é impossível esquecer a música do Big Mac — ou vai negar que não cantou “Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles, num pão com gergelim” pelo menos uma vez na vida?



Faber-Castell — munida de nostalgia, a campanha publicitária da Faber-Castell acertou em cheio ao utilizar a música “Aquarela”, de Toquinho e Vinicius de Moraes. O jingle marcou época e tornou-se um dos mais famosos do país;



Johnson & Johnson — para divulgar o Johnson’s Baby Shampoo, a J&J criou um jingle inspirado em uma canção bem famosa entre a criançada da época — a do ratinho do Castelo Rá-Tim-Bum. Assim, adultos e crianças não paravam de cantar o famoso “Lava, lava, lava.


O jingle continua com toda força e é uma das formas mais eficazes de fixar uma marca na mente do consumidor ou vender mais produtos. Isso porque ninguém vai acordar com um anúncio de jornal ou outdoor na cabeça, mas com o refrão de uma música publicitária pode ter certeza que sim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário