segunda-feira, 20 de julho de 2020

PEDRO E O LOBO - ORQUESTRA MUSICAL

Pedro e o Lobo é uma história infantil contada através da música. Foi composta por Serge Prokofiev em 1936, com o objetivo pedagógico de mostrar às crianças as sonoridades dos diversos instrumentos musicais .

 Cada personagem da história (o Pedro, o lobo, o avô, o passarinho, o pato [ou pata, em algumas versões], o gato e os caçadores) é representada por um instrumento diferente.

Em O Pedro e o Lobo é utilizada uma Orquestra Sinfónica completa em que cada personagem é representado por um instrumento ou naipe da orquestra e possui um tema musical:

·         o Lobo: três Trompas;                                      

·         o Avô: Fagote;

·         O Pato: Oboé;

·         O Gato: Clarinete;

·         O Passarinho: Flauta Transversal;

·         O Pedro: Quarteto de Cordas;

·         Os Caçadores: o tema é introduzido pelas Madeiras e os disparos são representados pelos Tímpanos e Tímbales e pelo Bombo

 

Muitos músicos, maestros e cantores já narraram esse conto :

    São muitas versões , Pedro e o Lobo é um clássico reconhecido a nível mundial, executado por maestros e orquestras consagradas.

 Em português do Brasil:

·         Em 1989, uma gravação da EMI pela cantora Rita Lee como narradora, acompanhada pela Orquestra Nova Sinfonieta com regência do maestro Roberto Tibiriçá e produção de Roberto de Carvalho.

·         Há também uma gravação com narração de Roberto Carlos.

      Em português de Portugal:

·         Em 1990, a atriz Eunice Muñoz gravou a versão portuguesa de Rui Esteves, acompanhada pela Nova Filarmonia Portuguesa dirigida pelo maestro Álvaro Cassuto.

Enredo  

Pedro é um jovem pioneiro soviético que vive com o seu avô no campo. Um dia, Pedro deixa a porta do jardim aberta, o pato aproveita a oportunidade para ir nadar à lagoa. Começa a discutir com um pequeno pássaro (“Que tipo de pássaro és tu se não podes voar?” - “Que tipo de pássaro és tu se não podes nadar?”). O gato de Pedro aparece de repente e o pássaro voa para uma árvore alta.

O avô rabugento de Pedro tirá-lo de volta para o jardim e fecha a porta no caso de algum lobo vir. Pouco depois “um grande, lobo cinzento” sai do bosque. O gato sobe pela árvore, mas o pato, que saiu da lagoa, e foi comido pelo lobo.

O Pedro foi buscar uma corda e passa por cima da parede do jardim para a árvore. Pede ao pássaro que voe em torno da cabeça do lobo, enquanto baixa uma corda para prender o lobo pela cauda.

Os caçadores saem do bosque e disparam no lobo, mas Pedro não deixa. No fim pode-se ouvir o pato dizer "quack" no estômago do lobo, pois o lobo tinha-o engolido vivo.

Em algumas versões da história, o pato sai do lobo enquanto este está pendurando da corda e noutras ele sai de dentro de uma árvore, onde se tinha escondido. Junta-se então a todos para levar o lobo para o jardim

 



 

EXERCÍCIO DE INTERPRETAÇÃO:

 1-QUAL PERSONAGEM É INTERPRETADO PELO  INSTRUMENTO MUSICAL 

FAGOTE?

(A)  PATO

(B) GATO

(C) PEDRO

(D) AVÔ

 

2- QUAL PERSONAGEM É INTERPRETADO PELO  INSTRUMENTO MUSICAL 

FLAUTA TRANSVERSAL?

(A)  PATO

(B) GATO

(C) PEDRO

(D) PASSARINHO

 

3-   QUAL PERSONAGEM É INTERPRETADO PELO  INSTRUMENTO MUSICAL OBOÉ ?

(A)  AVÓ

(B) GATO

(C) PEDRO

(D) PATO

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário