domingo, 19 de julho de 2020

(8º ANO) SAMBA

                                      

Samba 
É uma dança e um gênero musical brasileiro considerado um dos elementos mais representativos da cultura popular do Brasil.

O Samba e suas variações

Samba de partido alto: (Foram inscritas no Livro de Registro de formas de expressão, em 2007), ou simplesmente partido, é um estilo de samba, surgido no início do século XX dentro do processo de modernização do samba urbano do Rio de Janeiro, tem suas origens nas umbigadas africanas e é a forma de samba que mais se aproxima da origem do Batuque Angolano, do Congo e regiões próximas. Apesar de ser um dos subgêneros de samba mais tradicionais, não existe um consenso entre praticantes e estudiosos, menos ou mais eruditos, para definir que seria essa derivação do samba, muito também pelas mudanças pelo qual ele passou de sua origem até os dias atuais.

Partido alto, a expressão mais autêntica do samba

Samba de terreiro: (Foram inscritas no Livro de Registro de Formas de Expressão, em 2007) Geralmente, um samba-de-terreiro retratava o cotidiano dentro das comunidades onde se localizavam as escolas de samba cariocas. Comum até o início da década de 1970, estes sambas deixariam de ser tocados nos desfiles em um longo processo de mercantilização do carnaval. Ao deixar de ser cantado nos desfiles, o samba-de-terreiro ficou relegado às quadras das escolas de samba, servindo inicialmente para animar festas até se restringir à temporada seletiva de samba-enredo.

Samba no Terreiro | Enciclopédia Itaú Cultural

Samba-enredo: (Foram inscritas no Livro de Registro de Formas de Expressão, em 2007) Juntamente com as escolas de samba que galgaram estágios de aceitação, admiração e paternalização através dos anos. O Samba-enredo se tornou um dos símbolos nacionais. Inicialmente, o samba-enredo não tinha enredo, mas isso mudou quando o Estado notadamente durante o Estado Novo de Getúlio Vargas - assumiu a organização e obrigou o sambas-enredo a ser sobre a história oficial do Brasil.

Chora Meu Cavaco - Samba Enredo

Samba de roda: Nas tradições africanas, apareceu no século XVII com a cultura dos escravos e com uma parte da contribuição portuguesa na poesia, os instrumentos e a língua. Suas festas com poesia, música e danças, o samba de roda está presente até os dias de hoje, principalmente no recôncavo baiano. Samba de roda do recôncavo baiano, que foi reconhecido pela Unesco como patrimônio da humanidade, é um exemplo do valor que a música tem na cultura e de como ela pode ser transmitida de pai para filho.

Samba de Roda: origem, características, dança e música - Toda Matéria

Samba Urbano, que tem o Rio de Janeiro como referência, teve influências diretas do samba de roda. No período de consolidação do samba carioca como "samba nacional", surgiram uma nova safra de intérpretes, que obtiveram grande sucesso radiofônico, como: Francisco Alves, Mário Reis, Orlando Silva, Silvio Caldas, Carmem Miranda, Aracy de Almeida, Dalva de Oliveira, entre outros, e despontaram muitos compositores oriundos de classe média, como Noel Rosa, Ary Barroso, Lamartine Babo, Braguinha (conhecido também como de Ataulfo Alves, de Custódio Mesquita, de Dorival Caymmi, de Herivelto Martins, de Pedro Caetano, de Synval Silva, que conduziram esse samba para caminhos ao gosto da indústria musical.

Samba Urbano Carnaval 2013 | Blog da Cidade

As Influências de outros gêneros e outras matrizes e culturas que o Samba teve

Samba-Canção: é um subgênero musical originário do samba, que surgiu no final da década de 1920 no seio da modernização do samba urbano do Rio de Janeiro, quando este iniciava entre intérpretes que se destacaram nesse estilo, estão: Jamelão e Elizeth Cardoso, que gravaram canções de Lupicínio Rodrigues, Maysa, Ângela Maria, entre outros. Outros grandes compositores de samba escreveram samba-canção, como:

Noel Rosa ("Pra que Mentir"),

Cartola ("As rosas não falam"),

Nelson Cavaquinho ("A flor e o espinho", com Guilherme de Brito),

Ataulfo Alves seria ainda uma das principais fontes de inspiração da bossa nova no final da década de 1950.

Noel Rosa | Musica BrasilisCartola (compositor) – Wikipédia, a enciclopédia livre
Nelson Cavaquinho é homenageado no "Eu Quero um Samba" — Senado ...Ataulfo Alves - VAGALUME
Nas imagens: Noel Rosa, Cartola, Nelson Cavaquinho e Astaulfo Alves

Samba-Rock: O conselho municipal de preservação do patrimônio histórico, imaterial paulista. É um tipo de dança que surgiu da criatividade dos frequentadores dos bailes, em casas de família e salões da periferia de São Paulo - no final da década de 1950 e começo da década de 1960, mesclando os movimentos do rockabilly com o gingado brasileiro de se dançar samba. Nasceu ao som dos primeiros DJs e, depois, das equipes de som.

Na busca de raízes desta nova musicalidade, Jackson poderia ser considerado o primeiro músico que se tem registro a empregar o termo "samba-rock". Contudo, o disco lançado em 1957 do violinista Bola Sete, "E aqui está o Bola Sete", Samba rock (https://youtu.be/XE36_etX9Lm) pela gravadora Odeon já trazia, na ficha técnica da faixa "Bacará" (ou "Baccara", provavelmente em homenagem a uma famosa boate carioca da época), a menção a "samba-rock" como gênero musical. https://youtu.be/Dr4y1g3QTow
De fato, partindo do ritmo clássico do rock'n roll, a música incorporava a levada de samba, transformando-se em algo raro para aquele momento. Desde o final dos anos 1940, Bola Sete já vinha experimentando diversas fusões musicais, gravando vários choros com violão elétrico, além de foxtrotes e baiões, entre outros gênero. Em 1958, também gravou outra música rotulada como samba-rock, "Mister Jimmy".
E, de qualquer maneira, no selo do disco 78 rpm de Jackson do Pandeiro, na informação técnica sobre a faixa "Chiclete com Banana" (https://youtu.be/gGy82vCavCs

SAMBA ROCK INTERNACIONAL VOLUME 1 - YouTube


Samba-coco: é uma dança brasileira, seu berço foi o sertão de Pernambuco. O ritmo possui traços indígenas com nítida influência africana nos quilombos e senzalas. Os negros cantavam durante o ritual da quebra do coco para a extração das coconhas. Os aspecto sertanejo existente, possivelmente, é resquício da matriz portuguesa. 


Samba-choro na década de 1930 era o samba-choro, que como aponta o nome, misturava o fraseado instrumental do choro (com flauta) ao batuque do samba. Entre as primeiras composições no estilo, figuram, "Amor em excesso" (de Gadé e Valfrido Silva, em 1932) e "Amor de parceria" (de Noel Rosa, em 1935).

Samba, Choro e Samba Choro – Aula animada para alunos do ensino ...

Samba- de breque, surgiu numa variante do samba-choro caracterizada por um ritmo acentuadamente sincopado com paradas bruscas, os chamados breques, durante a música para que o cantor fizesse uma intervenção - geralmente frases apenas faladas, diálogos ou comentários bem humorados do cantor, que confere graça e malandragem na narrativa. Luís Barbosa foi o primeiro a trabalhar esse tipo de samba, que conheceu em Moreira da Silva o seu expoente máximo. Outro destaque desta vertente foi Germano Mathias.

O rei do breque | PMB

É neste contexto em que a produção de música popular no Brasil começa a adquirir referências culturais globais com mais intensidade


Não só como resultado de eficazes estratégias de marketing da indústria, voltadas para a segmentação do mercado, como também um reflexo de grandes trocas simbólicas entre o local e o global, tanto na produção criativa de artistas como na emergência de novas identidades culturais. Artistas populares com Jackson do Pandeiro, paraibano de origem e sucesso da época de ouro do rádio, ficou conhecido por cantas músicas regionais nordestinas, como cocos e baiões, que serviam como veículo de registro e crítica de um cenário cultural que se transformava. Foi ele quem gravou, de autoria de Gordurinha e Almira Castilho, então sua mulher, uma composição crítica à invasão americana na música brasileira, "Chiclete com Banana", em 1959. O tema não era novo: canções como "Brasil Pandeiro" de Assis Valente (1940) e Brean, gravado por Cyro Monteiro de 1945, já tratavam da americanização da música brasileira.


  

Samba de bossa nova: A partir da década de 1960, consolidou-se definitivamente no cenário musical do Brasil, onde se destacaram além de Gilberto e da dupla Tom e Vinícius, nomes como Newton Mendonça, Billy Blanco, Aloysio de Oliveira, Baden Powell, Oscar Castro Neves, Carlos Lyra, Ronaldo Bôscoli, Roberto Menescal, Sérgio Mendes, César Camargo Mariano, Airto Moreira, Eumir Deodato, Milton Banana, João Donato, entre vários, além do surgimento de inúmeros conjuntos vocais, como Os Cariocas, ou instrumentais, como Bossa Três, Tamba Trio, Bossa Rio, Copa 5, Sambalanço Trio, Os Catedrásticos, entre outros. Foi nesse mesmo momento que o estilo experimentou uma projeção internacional em escala jamais vista com outra vertente da musica popular brasileira.


Playlist MT: os maiores sucessos da Bossa Nova


Samba das camadas populares: geralmente conhecido como “do morro” ou "de raiz", fazendo com que nomes como Cartola, Nelson Cavaquinho, Zé Keti e Elton Medeiros — sambistas de prestígio no meio do "samba de raiz", mas alijados do mercado fonográfico de época — passassem a ser conhecidos por uma fatia do público jovem e universitário. É nesse novo contexto que o o cenário artístico brasileiro viu surgir uma nova geração de compositores, como Paulinho da Viola, tido ali como um sucessor de Noel Rosa ou de Ismael Silva, e Chico Buarque, autor de composições que logo se tornariam sambas antológico. 

Inicialmente, se utilizavam as palmas, os atabaques e qualquer tambor disponível. Vejamos alguns dos instrumentos que não podem faltar para fazer uma batucada.


Cavaquinho

Pandeiro

Tamborim

Reco-reco

Violão

Atabaque

Cuíca

Agogô

Flauta transversa

Voz


Conheça alguns nomes de grandes sambistas brasileiros:


Noel Rosa

Cartola

João Nogueira

Beth Carvalho

Dona Ivone Lara

Bezerra da Silva

Tom Jobim

Ataulfo Alves

Carmen Miranda

Zé Keti

Martinho da Vila

Zeca Pagodinho

Arlindo Cruz

Diogo Nogueira

Katinguele

Exalta samba


Manu da Cuíca, a mulher na trincheira do samba - Revista Opera


A Influência da música estrangeira no Samba 


Curiosamente, Carlos Lyra, um dos precursores da Bossa nova, compôs dois temas   que criticavam a influência da música estrangeira:


Criticando (1957)


Influência do Jazz (1962) embora o mesmo admitisse influência do gênero.    


Samba-jazz tinha uma ligação direta com o jazz, mais voltado para composições instrumentais, enquanto que o sambalanço era associado a um novo samba urbano. Este foi introduzido na metade da década de 1950 por profissionais ligados à música de dança produzida por orquestras e conjuntos de boates cariocas e paulistas, influenciados pelas big bands americanas. Nas raízes precursoras do também chamado "samba de balanço", pode-se ir ao samba-espetáculo da era de exaltação do Estado Novo, onde compositores como Ary Barroso (figura forte da época de ouro do rádio brasileiro e autor de "Aquarela do Brasil" e "Na Baixa do Sapateiro") remodelaram o ritmo do samba, no sentido de englobar os passos largos da dança de salão, abrindo espaço para repiques e intersecções de percussão e metais, criando sonoridades mais grandiloquentes.


ARTE E CULTURA | Descubra a Essência do Rio | Agenda Bafafá

 

DIA DO SAMBA, o dia 25 de novembro é o dia do Samba de Roda do Recôncavo, quando é comemorado o aniversário de quatro anos do título de Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade, concedido pela UNESCO. A festa vai ter a apresentação de 25 grupos de samba de roda e acontece em Salvador e em diversas cidades do interior da Bahia. O evento é realizado pela Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia – Asseba, sediada no município de Santo Amaro e que atua junto às manifestações populares do Recôncavo. A Asseba surgiu durante o processo de valorização do samba de roda baiano à partir da mobilização gerada por pesquisadores, sambadores, estudiosos e de instituições como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 


Dia do Samba é comemorado no dia 02 de dezembro




 

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