PARTITURA CONVENCIONAL
AS CLAVES SÃO SÍMBOLOS QUE DETERMINAM QUAL É O SOM DA NOTA MUSICAL NA PAUTA.
A clave de sol é um símbolo musical que serve para definir a posição da nota SOL na pauta ou pentagrama de uma partitura. A posição na pauta é a da segunda linha de baixo para cima.
Além de definir a nota sol na pauta, a clave de sol também revela de forma óbvia as outras notas musicais na partitura.
A pauta ou pentagrama é um conjunto de 5 linhas e 4 espaços que são dispostos de forma paralela e horizontal. A pauta serve para que as notas sejam colocadas nela formando uma canção, mas as notas só são identificadas depois que adicionamos uma clave na partitura.
É isso mesmo, enquanto não tiver uma clave na partitura, os símbolos da notação musical ou “bolinhas” não terão efeito nenhum, não serão nota alguma.
Os principais instrumentos que utilizam a clave de sol na partitura:
A clave de sol é mais usada em instrumentos de madeira como as flautas, clarinete, oboé, instrumentos de sopro agudos como o trompete, violino, violão e também o teclado e piano na região que compreende a ação da mão direita do músico.
Essa clave, começa na segunda linha de baixo para cima da partitura, então ela é considerada com o sol 3.
Considere o dó central no teclado ou piano, nesta oitava a partir da nota mi você estará tocando as notas musicais da clave de sol.
As notas na clave de sol começam de forma ascendente e elas podem ultrapassar a quinta e a primeira linha, criando as linhas suplementares na partitura.
O que são LINHAS SUPLEMENTARES e para que servem?
As linhas suplementares servem para posicionar e identificar as notas que naturalmente saem da região de 5 linhas e 4 espaços da partitura.
A imagem abaixo mostra como:
Se ultrapassarmos a linha 5 a música fica cada vez mais aguda.
Se ela é decrescente, ultrapassando a primeira linha, isso é um indicativo do quão a música é tocada numa região mais grave.
Nenhum comentário:
Postar um comentário