1) A CUCA TE PEGA – Dorival Caymmi (1914-2008) e Geraldo Vandré (1935). A música foi composta para o seriado O Sítio do Pica-pau Amarelo, exibido na TV aberta, de 1977 a 1986, com o
gênero infantil.
A segunda versão, produzida e arranjada em 2001, para um remake do mesmo
seriado, tem o rock como gênero.
Versão 1: Clipe da Cuca – A Cuca te pega. Tvtrube Tube. Disponível em:
http://gg.gg/lc7cj. Acesso em: 11 set. 2019.
Versão 2: A Cuca te pega. Cássia Eller. Disponível em: http://gg.gg/
lc9x7. Acesso em: 11 set. 2019.
2) CHICO MINEIRO – Tonico (1917-1994) e Francisco Ribeiro (sem informações). Composta em 1958, não trata de uma lenda ou mito, mas relata um acontecimento inesperado ocorrido em
uma festa folclórica - a Festa do Divino. A primeira versão sertaneja com Tonico e Tinoco e a segunda,
apresenta o rap.
Versão 1: Chico Mineiro. Tonico e Tinoco. Disponível em: http://gg.gg/mrjx4.
Acesso em: 30 jul. 2020.
Versão 2: Chico Mineiro – Versão Rap. Vulcão TV. Disponível em: http://gg.gg/lca0d.
Acesso em: 17 set. 2019.
3) MARINHEIRO SÓ – Música folclórica do cancioneiro popular, que tem sua origem atrelada à Marujada, festejo folclórico que mistura as matrizes europeia e africana. Apresentamos duas versões: a primeira, um jongo, samba rural e canto de capoeira; já a segunda versão,
um reggae.
Versão 1: Clementina de Jesus – Marinheiro Só. Calulinho. Disponível em:
http://gg.gg/lca0w. Acesso em: 30 jul. 2020.
Versão 2: Marinheiro Só/É d’Oxum – Nilze Carvalho Oficial. Disponível em:
http://
gg.gg/lca10. Acesso em: 30 jul.2020.
gg.gg/lca10. Acesso em: 30 jul.2020.
Após a escuta, fatiar estas questões para participar de uma roda de conversa , cada um escolhe uma fatia para responder.
1. Quais gêneros musicais você identificou?
2. O que muda quando artistas de estilos diferentes apresentam versões de uma mesma música?
3. Qual é o motivo dessas músicas serem apresentadas de forma diferente?
4. Você já ouviu alguma dessas músicas com um estilo musical diferente?
5. Você identificou outras linguagens artísticas, além da música, nesses vídeos?
6. De que país são essas produções musicais?
7. Considerando cada uma das versões que você ouviu, em qual dimensão da vida ela se encaixa?
8. Com relação aos diferentes gêneros apreciados, explique como é possível distinguir diferentes
usos e funções da música tradicional e da música folclórica local, paulista e brasileira.
9. Aponte qual é a importância de músicos, grupos e coletivos no desenvolvimento de diferentes
gêneros musicais tradicionais e folclóricos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário