- https://www.todamateria.com.br/generos-musicais-brasileiros/
- ALGUNS GÊNEROS MUSICAIS BRASILEIROS
- O QUE É PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL
- SAIBA QUAL FOI A MÚSICA MAIS TOCADA DO BRASIL, NO ANO EM QUE VOCÊ NASCEU!
Os 4 Pilares da Música Americana!
São eles:
A música COUNTRY
O estilo tem suas raízes no sudeste dos Estados Unidos, como a música tradicional (especialmente a música do povo dos Apalaches) e blues. As melodias do blues têm sido amplamente utilizadas em toda a sua história.
A música country consiste frequentemente em baladas e melodias de dança, geralmente formas e harmonias simples acompanhadas de instrumentos de corda, tais como banjo, guitarra acústica, dobro e violino, bem como harmônica.
O Blues
Não é novidade para ninguém que diversos ritmos americanos descenderam diretamente do blues, entre eles estão o rock n’roll e o jazz. Mas o blues tradicional de onde e onde surgiu?
O blues que deu origem ao estilo que conhecemos nos dias atuais, é um gênero e também uma forma musical originado por afro-americanos no extremo sul dos Estados Unidos, estados como: Alabama, Mississipi, Louisiana e Georgia, em torno das últimas décadas do século XIX.
O JAZZ
Diferentemente do Blues que tem a sua origem atribuída ao sul dos Estados Unidos, o jazz tem uma cidade para chamar o estilo de filho. Esta cidade é New Orleans no estado de Louisiana (extremo sul dos Estados Unidos).
Porém o que o jazz apresenta de mais claro em seu local de surgimento ele dificulta em suas origens sonoras.
O jazz se desenvolveu com a mistura de várias tradições religiosas, em particular a afro-americana. Esta nova forma de se fazer música incorporava blue notes, chamada e resposta, forma sincopada, polirritmia, improvisação e notas com swing do ragtime.
Os instrumentos musicais básicos para o Jazz são aqueles usados em bandas marciais e bandas de dança: metais, palhetas e baterias. No entanto, o Jazz, em suas várias formas, aceita praticamente todo tipo de instrumento.
E por último mas não menos importante o bom e velho ROCK N’ ROLL!!
O chamado rock and roll, conhecido também como rock’n’roll, é um estilo musical que surgiu nos Estados Unidos no final dos anos 1940 e início dos anos 1950.
Com raízes nos estilos musicais norte-americanos, como: country, blues, R&B e gospel, e que rapidamente se espalhou para o resto do mundo
O ritmo do rock é essencialmente um Blues com Country com contratempo acentuado, este último quase fornecido por uma caixa-clara.
A enorme popularidade e eventual visão no mundo inteiro do rock and roll deu-lhe um impacto social único em todo o globo.
O instrumento mais comum neste estilo é a guitarra, sempre presente nas bandas, podendo possuir um único instrumentista, ou dois com funções diferenciadas, guitarrista base e solo.
Normalmente, as bandas, além do instrumento predominante, a guitarra, são formadas por um: contrabaixo (geralmente baixo elétrico) e uma bateria.
Nos primórdios do rock and roll, também se utilizava o piano ou o saxofone frequentemente como instrumentos bases, mas estes foram substituídos ou suplantados geralmente pela guitarra a partir da metade dos anos 1950.
O impacto social do rock até os dias de hoje é gigantesco, e provavelmente viveu o seu auge entre as décadas de 1970 e 1980.
Introdução
A música popular é um gênero apreciado por um grande número de pessoas. Também é chamada música pop.
A música popular é diferente da música clássica, ou erudita, que é mais formal e elaborada. A música folclórica também é um gênero musical diferente da música popular; ela engloba as canções tradicionais de um povo. A música popular brasileira engloba o samba, a bossa nova, o rock, o forró, o sertanejo e o brega entre outros estilos.
Tipos de música popular
Existem vários tipos de música popular. Alguns dos mais conhecidos são o samba e a bossa nova (do Brasil), o rock, o country, o rap, o blues e o jazz (dos Estados Unidos), o reggae (originário da Jamaica), a salsa (especialmente de Cuba e da Colômbia). Mas existem muitas outras formas de música popular no mundo todo.
Geralmente, a música popular é baseada nas músicas tradicionais de cada região. Se esse tipo de música ganha popularidade internacional, fica conhecida como world music (“música do mundo”, ou música étnica). Com a internet, ficou muito mais fácil ter acesso a músicas do mundo inteiro.
É comum que as músicas pop sejam populares por pouco tempo. Novas canções surgem regularmente e ocupam o lugar dos antigos sucessos. Até mesmo certos estilos de música, como soul, funk e disco, acabam perdendo popularidade. Contudo, alguns gêneros musicais e bandas permanecem populares por muitos anos. É o caso do rock e de conjuntos como The Beatles e The Rolling Stones.
História
A música popular se desenvolveu a partir de vários estilos de música religiosa, folclórica e clássica. No século XIX, grupos musicais viajavam levando sua música para um número cada vez maior de pessoas.
No final do século XIX e no início do XX, os negros dos Estados Unidos criaram o jazz, gênero musical que logo se tornou famoso no mundo todo.
No começo do século XX, foram feitas as primeiras gravações; com isso, as pessoas passaram a ouvir música pelo rádio, sem sair de casa.
O rock and roll — uma mistura de country com blues — surgiu na década de 1950 e logo se tornou muito popular entre os jovens. Até hoje é a forma mais conhecida de música popular. O rock é um gênero musical muito apreciado no Brasil. Existem muitos conjuntos de rock brasileiros como Os Mutantes e compositores e cantores como Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Rita Lee e Raul Seixas.
Música popular no Brasil
No Brasil, a música popular teve vários estilos, conforme a época. Desde os séculos XVI e XVII, antigas canções europeias chamadas cantigas foram se misturando à música africana dos escravos. No final do século XVIII e no início do XIX, dois estilos musicais — a modinha e o lundu (um ritmo de dança) — deram início à música popular no Brasil. Na segunda metade do século XIX, surgiram o maxixe, o choro, a seresta e o samba.
No começo do século XX, com o crescimento do carnaval, aumentou a popularidade do samba e das marchinhas. Artistas como Noel Rosa, Cármen Miranda e Ari Barroso fizeram sucesso com esse gênero. Os anos 1940 e 1950 foram marcados pelos cantores de rádio e pelo estilo musical chamado samba-canção. Foi a época de grande sucesso de cantores como Francisco Alves, Dalva de Oliveira, Ângela Maria e Cauby Peixoto. A bossa nova surgiu no final da década de 1950 e trouxe novos artistas: João Gilberto, Carlos Lyra, Tom Jobim, Vinícius de Moraes.
Na década de 1950, Tony e Celly Campello fizeram sucesso cantando os rocks americanos com versão em português. No início dos anos 1960, a Jovem Guarda fez grande sucesso junto aos jovens. Esse movimento musical era dinamizado por um programa de televisão de mesmo nome comandado por Roberto Carlos, que, em parceira com Erasmo Carlos, compôs inúmeras músicas inspiradas nos rocks americanos da época.
Em meados da década de 1960, surgiram os festivais de música. Muitos dos principais artistas formaram um movimento chamado Música Popular Brasileira (ou MPB), que obteve muito sucesso. Entre os maiores representantes desse estilo estão Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Edu Lobo e Milton Nascimento. A MPB continua influenciando os artistas atuais, embora outros estilos de música popular façam sucesso, como o sertanejo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário