terça-feira, 7 de julho de 2020

MÚSICA POPULAR PAULISTA

A música popular paulista tradicional, é assim como no resto do Brasil, influenciada principalmente pelas tradições africanas e dos índios.

Cultura Indígena e Africana

Provavelmente o estilo de música popular de origem paulista mais característico é a moda de viola, tendo sido amplamente divulgada por Cornélio Pires, durante o século XX, e que atingiu seu auge com cantores e compositores como Tonico e Tinoco, Tião Carreiro e Pardinho, Vieira e Vieirinha, Sérgio Reis e Renato Teixeira.

Tonico e Tinoco, Tião Carreiro e Pardinho, Vieira e Vieirinha, Sergio Reis, Renato Teixeira


O estilo musical influenciou fortemente a música de outros estados como, Minas Gerais, Goiás, Paraná e Mato Grosso do Sul.

O estado de São Paulo possui algumas das melhores casas de espetáculos do Brasil, como a Sala São Paulo, considerada por muitos como uma das melhores do mundo e o Teatro Municipal de São Paulo, considerado um dos palcos de maior respeito no país, tendo abrigado apresentações dramáticas e óperas de grandes nomes nacionais e internacionais.

Cidade de São Paulo

Alguns dos principais compositores eruditos brasileiros internacionalmente reconhecidos são paulistas, tais como Carlos Gomes

, aclamado como o mais prolífico compositor brasileiro de óperas, 




 Elias Álvares Lobo
compositor da ópera "A Noite de São João", a primeira ópera genuinamente brasileira. 

No período moderno, a música erudita paulista foi marcada por compositores como Osvaldo Lacerda,

 Amaral Vieira   

       e Camargo Guarnieri.


Nenhum comentário:

Postar um comentário