terça-feira, 27 de outubro de 2020

7ºANO- TEATRO- BUNRAKU- CRIAÇÃO E MANIPULAÇÃO DE BONECO

Atividade 3 – Ação Expressiva I

    PERCURSO 3     EM SALA DE AULA.

 PASSO1   Organizem em grupos de três componentes, mas tragam para esta aula: papel crepom, jornais e/ou revistas, tesoura sem ponta, fita crepe, retalhos de tecido, tnt etc., fantasias, figurinos para criação e confecção das personagens.   PASSO2 -Após finalizar o processo de criação(ou seja, criar o boneco para sua história), vamos para a técnica de manipulação de bonecos que é idêntica ao  Teatro Bunraku – Japonês, técnica esta que será utilizada para manipular as personagens.

 

ESCOLARIZA                                  

   Teatro Bunraku Japonês

Utiliza uma técnica de manipulação de bonecos realizada a três, na qual uma pessoa deve manipular com uma mão o corpo e com a outra, a cabeça. Uma segunda pessoa manipula os braços, sendo cada braço com uma mão, e uma terceira manipula as pernas, sendo cada perna com uma mão.

Teatro Bunraku: nascido para contar a lendas e histórias das dinastias japonesas para o povo, o Bunkaru é realizado por atores manipuladores, ou titereiros, os quais se vestem com uma roupa de cor preta e ficam nas costas do boneco. Este ganha vida mexendo o corpo por meio das mãos dos três atores que fazem a manipulação do boneco: usando apenas as mãos um titereiro movimenta apenas a cabeça do boneco, o outro apenas os braços e o outro apenas as pernas.

  

O BUNRAKU É UMA ESPÉCIE DE TEATRO JAPONÊS CARACTERIZADO PELA UTILIZAÇÃO DE BONECOS PARA A ENCENAÇÃO. ASSIM COMO O KUBAKI E O TEATRO NÔ, O BUNRAKU FOI ORIGINADO NO FINAL DO SÉCULO XVI E PERMANECE ATÉ OS DIAS DE HOJE COMO LEMBRANÇA VIVA DO PASSADO. INICIALMENTE FOI CRIADO COMO ENTRETENIMENTO PARA AS PESSOAS QUE VIVIAM EM OSAKA, PROVÍNCIA LOCALIZADA NA ILHA DE HONSHU.

PARA UMA APRESENTAÇÃO DE BUNRAKU DEVE HAVER TÉCNICAS SOFISTICADAS QUE ASSOCIAM NARRAÇÃO, MÚSICA SHAMISEN E A MANIPULAÇÃO DOS BONECOS QUE PODEM CHEGAR ATÉ DOIS METROS DE ALTURA. OS BONECOS SÃO FEITOS EM MADEIRA E POSSUEM MECANISMOS QUE GARANTEM BOA RESPOSTA AOS COMANDOS DIRECIONADOS A ELES. MOVIMENTAM TODO O CORPO E AINDA CONSEGUEM REALIZAR EXPRESSÕES FACIAIS POR MEIO DOS COMANDOS DADOS PELO MANIPULADOR RESPONSÁVEL PELA FACE.

O NARRADOR, PEÇA-CHAVE DA ENCENAÇÃO, ALÉM DE DESCREVER O CENÁRIO, A AÇÃO E A EMOÇÃO DOS PERSONAGENS, TAMBÉM É RESPONSÁVEL POR FALAR PELOS PERSONAGENS E POR CANTAR POR ELES. AS BALADAS DO GIDAYU FIRMAM O CLIMA DRAMÁTICO NECESSÁRIO NESSE TIPO DE TEATRO. O SHAMISEN, POR SUA VEZ, ATUA ACOMPANHANDO O RITMO DO ESPETÁCULO E AINDA TEM LIBERDADE PARA, EM ALGUNS CASOS, DIRIGIR QUALQUER VARIAÇÃO RÍTMICA. A ENCENAÇÃO MAIS CONHECIDA DO BUNRAKU SE CHAMA
AS CRÔNICAS DA PRINCESA JORURI.

CHIKAMATSU MONZAEMON, ESCRITOR DE KABUKI, FOI QUEM HUMANIZOU AS HISTÓRIAS, ENFATIZANDO A VIDA DOS COMERCIANTES DA PROVÍNCIA E AINDA AS CONDUTAS MORAIS E ÉTICAS DAQUELE TEMPO. NO SÉCULO XVIII, O BUNRAKU ENTROU EM DECADÊNCIA POR CAUSA DE NOVAS TÉCNICAS QUE SURGIRAM PARA O TEATRO COM BONECOS, PORÉM NO SÉCULO XX VOLTOU À TONA COM TÉCNICAS ALTAMENTE SOFISTICADAS E RECONHECIDAS POR TODO O JAPÃO.

Oficina       de        construção        de        bonecos.        Youtube.        Disponível       em: https://www.youtube.com/watch?v=Xmm63FEBVo0 Acesso em: 28 jan. 2020.

 



 

Teatro         japonês.         Teatro         Bunraku.         Youtube.          Disponível         em: https://www.youtube.com/watch?v=NGsyXvmmP8w. Acesso em: 28 jan. 2020.




Nenhum comentário:

Postar um comentário