Atividade 3 – Ação Expressiva I
PERCURSO 3 EM SALA DE AULA.
PASSO1 Organizem em grupos de três componentes, mas tragam para esta aula: papel crepom, jornais e/ou revistas, tesoura sem ponta, fita crepe, retalhos de tecido, tnt etc., fantasias, figurinos para criação e confecção das personagens. PASSO2 -Após finalizar o processo de criação(ou seja, criar o boneco para sua história), vamos para a técnica de manipulação de bonecos que é idêntica ao Teatro Bunraku – Japonês, técnica esta que será utilizada para manipular as personagens.
ESCOLARIZA
Teatro Bunraku – Japonês -
Utiliza uma técnica de manipulação
de bonecos realizada a três, na qual uma pessoa deve manipular com uma mão o
corpo e com a outra, a cabeça. Uma segunda pessoa manipula os braços, sendo
cada braço com uma mão, e uma terceira manipula as pernas, sendo cada perna com
uma mão.
Teatro Bunraku: nascido
para contar a lendas e histórias das dinastias japonesas para o povo,
o Bunkaru é realizado por atores manipuladores, ou titereiros,
os quais se vestem com uma roupa de cor preta e ficam nas
costas do boneco. Este ganha vida
mexendo o corpo por meio das mãos dos três atores que fazem a
manipulação do boneco: usando apenas as mãos um titereiro movimenta
apenas a cabeça
do boneco, o outro apenas os braços
e o outro apenas as pernas.
O BUNRAKU É UMA ESPÉCIE DE TEATRO
JAPONÊS CARACTERIZADO PELA UTILIZAÇÃO DE BONECOS PARA A ENCENAÇÃO. ASSIM COMO O
KUBAKI E O TEATRO NÔ, O BUNRAKU FOI ORIGINADO NO FINAL DO SÉCULO XVI E
PERMANECE ATÉ OS DIAS DE HOJE COMO LEMBRANÇA VIVA DO PASSADO. INICIALMENTE FOI
CRIADO COMO ENTRETENIMENTO PARA AS PESSOAS QUE VIVIAM EM OSAKA, PROVÍNCIA
LOCALIZADA NA ILHA DE HONSHU.
PARA UMA APRESENTAÇÃO DE BUNRAKU DEVE HAVER TÉCNICAS
SOFISTICADAS QUE ASSOCIAM NARRAÇÃO, MÚSICA SHAMISEN E A MANIPULAÇÃO DOS BONECOS
QUE PODEM CHEGAR ATÉ DOIS METROS DE ALTURA. OS BONECOS SÃO FEITOS EM MADEIRA E
POSSUEM MECANISMOS QUE GARANTEM BOA RESPOSTA AOS COMANDOS DIRECIONADOS A ELES.
MOVIMENTAM TODO O CORPO E AINDA CONSEGUEM REALIZAR EXPRESSÕES FACIAIS POR MEIO
DOS COMANDOS DADOS PELO MANIPULADOR RESPONSÁVEL PELA FACE.
O NARRADOR, PEÇA-CHAVE DA ENCENAÇÃO, ALÉM DE
DESCREVER O CENÁRIO, A AÇÃO E A EMOÇÃO DOS PERSONAGENS, TAMBÉM É RESPONSÁVEL
POR FALAR PELOS PERSONAGENS E POR CANTAR POR ELES. AS BALADAS DO GIDAYU FIRMAM
O CLIMA DRAMÁTICO NECESSÁRIO NESSE TIPO DE TEATRO. O SHAMISEN, POR SUA VEZ,
ATUA ACOMPANHANDO O RITMO DO ESPETÁCULO E AINDA TEM LIBERDADE PARA, EM ALGUNS
CASOS, DIRIGIR QUALQUER VARIAÇÃO RÍTMICA. A ENCENAÇÃO MAIS CONHECIDA DO BUNRAKU
SE CHAMA “AS CRÔNICAS DA
PRINCESA JORURI”.
CHIKAMATSU MONZAEMON, ESCRITOR DE KABUKI, FOI
QUEM HUMANIZOU AS HISTÓRIAS, ENFATIZANDO A VIDA DOS COMERCIANTES DA PROVÍNCIA E
AINDA AS CONDUTAS MORAIS E ÉTICAS DAQUELE TEMPO. NO SÉCULO XVIII, O BUNRAKU
ENTROU EM DECADÊNCIA POR CAUSA DE NOVAS TÉCNICAS QUE SURGIRAM PARA O TEATRO COM
BONECOS, PORÉM NO SÉCULO XX VOLTOU À TONA COM TÉCNICAS ALTAMENTE SOFISTICADAS E
RECONHECIDAS POR TODO O JAPÃO.
Oficina de construção de bonecos. Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Xmm63FEBVo0 Acesso
em: 28 jan. 2020.
Teatro japonês. Teatro Bunraku. Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NGsyXvmmP8w. Acesso
em: 28 jan. 2020.
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