segunda-feira, 21 de setembro de 2020

6ºANO-Pg 26e27-DANÇA-Situação de Aprendizagem I- ATIVIDADE 2- APRECIAÇÃO- - DANÇAS FOLCLÓRICAS.

 

VOCÊS VISUALIZARÃO ALGUMAS DANÇAS FOLCLÓRICAS, DE DIFERENTES REGIÕES DO BRASIL. INDEPENDENTE DA DANÇA APRESENTADA, É IMPRESCINDÍVEL   OBSERVAREM A HISTÓRIA E AS CARACTERÍSTICAS DE CADA DANÇA, ALÉM DOS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS E/OU FATORES DO MOVIMENTO (PESO, FLUÊNCIA, TEMPO E ESPAÇO). 

                                                         BORA VER?

REGIÃO SUDESTE – CATIRA, UMA DANÇA PAULISTA QUE CONTÉM TRADIÇÕES DE SÃO PAULO (IBIUNA-SP).  ESTE VÍDEO APRESENTA UMA REPORTAGEM SOBRE A ORIGEM DA CATIRA (OU CATERETÊ), ASSIM COMO A PROXIMIDADE DOS PASSOS COM ALGUMAS DANÇAS INDÍGENAS (CONFORME ESTUDOS DE CÂMARA CASCUDO) E A POSSÍVEL INFLUÊNCIA DESSES PASSOS NA CATEQUIZAÇÃO DOS ÍNDIOS POR JOSÉ DE ANCHIETA.OBSERVEM QUE ALGUNS PASSOS REMETEM AOS PASSOS DAS QUADRILHAS JUNINAS


. ● REGIÃO NORTE – CARIMBÓ: 

 JÁ NA DANÇA DO CARIMBÓ, OS MOVIMENTOS SÃO EXECUTADOS COM A  AJUDA DO FIGURINO DAS DANÇARINAS, SENDO O ESPAÇO BEM EXPLORADO POR GIROS E A DANÇA EM RODA. HÁ MOMENTOS EM QUE ELAS DANÇAM SOZINHAS, COMO TAMBÉM EM DUPLAS OU NO GRUPO. CONVERSE COM OS ESTUDANTES SE ELES OBSERVAM DIFERENÇAS ENTRE OS FATORES DO MOVIMENTO ENTRE AS DANÇAS




. ● REGIÃO CENTRO-OESTE - SÃO GONÇALO: VOCÊS PERCEBEM QUE ESSA DANÇA SE REMETEM, POR EXEMPLO, AO FADO PORTUGUÊS?    ABORDA TAMBÉM O USO DOS ARCOS FLORIDOS QUE, ASSIM COMO A SAIA NO CARIMBÓ, FAZEM PARTE DA COREOGRAFIA.






 ● REGIÃO NORDESTE – XAXADO:  NESTE VÍDEO É APRESENTADO UM PEQUENO DOCUMENTÁRIO SOBRE A ORIGEM DO XAXADO, TANTO OS PASSOS QUANTO O FIGURINO, QUE REMETEM AOS CANGACEIROS.                                                              A DANÇA, POR VEZES, É APRESENTADA INDIVIDUALMENTE, EM DUPLAS, OU EM GRUPO, MAS SEMPRE COM A ARMA EM PUNHO, COMO SE ELA FOSSE O PAR DO DANÇARINO. A COREOGRAFIA É BEM CÊNICA, QUASE TEATRAL, POIS ALGUNS PASSOS PARECEM QUE OS DANÇARINOS ESTÃO PREPARANDO A TERRA PARA A PLANTAÇÃO.






 ● REGIÃO SUL – DIFERENTE DAS DEMAIS DANÇAS, A CHIMARRITA APRESENTA ALGO MAIS LEVE E TRANQUILO, COMO SE OS DANÇARINOS ESTIVESSEM FAZENDO A “CÔRTE” ÀS DAMAS. SÃO PASSOS MAIS CONTIDOS, DELICADOS, A TRILHA SONORA É MAIS MELÓDICA, ASSIM COMO O FIGURINO REMETE AO PERÍODO COLONIAL.







Um comentário: