HABILIDADE
(EFO9AR24)
RECONHECER E APRECIAR ARTISTAS, GRUPOS, COLETIVOS E MANIFESTAÇÕES CÊNICAS DO
TEATRO CONTEMPORÂNEO PAULISTAS, BRASILEIROS E ESTRANGEIROS, INVESTIGANDO OS
MODOS COLETIVOS E COLABORATIVOS DE CRIAÇÃO, PRODUÇÃO, DIVULGAÇÃO, CIRCULAÇÃO E
ORGANIZAÇÃO DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL EM TEATRO.
TEATRO
A PALAVRA
"TEATRO" VEM DO GREGO THEATRON E SIGNIFICA "PANORAMA (LUGAR DE
ONDE SE VÊ), LUGAR ONDE AS PESSOAS ESTÃO JUNTAS PARA ASSISTIR UM ESPETÁCULO
ARTÍSTICO". DESDE AS ANTIGAS CIVILIZAÇÕES, JÁ TEMOS REGISTRO DA EXISTÊNCIA
DO TEATRO, QUE JÁ ERA UM LOCAL ONDE SE FAZIAM ENCENAÇÕES E DANÇAS NAS QUAIS SE
ACREDITAVA PODER CONTROLAR O DIVINO E AS FORÇAS SOBRENATURAIS, PARA ASSIM,
MANIPULAR EVENTOS DA NATUREZA, COMO CHUVAS, COLHEITAS E FARTURAS.
O
TEATRO É UMA DAS ARTES MAIS COMPLETAS, POIS O ATOR, QUANDO ENTRA NA PEÇA, PODE
ENCENAR VÁRIOS PERSONAGENS E REPRESENTAR UMA GAMA DE EMOÇÕES, PROVOCANDO
REAÇÕES DIVERSAS NO PÚBLICO.
FORMAS
DE ESPETÁCULOS TEATRAIS
TEATRO
DE BONECOS:
EXISTEM OS MARIONETES OU TÍTERES, QUE SÃO BONECOS PRESOS POR FIOS, VARETAS E
CONTROLADOS PELAS MÃOS. TEATRO DE SOMBRAS: DE ORIGEM CHINESA, PROJETA-SE A
SOMBRA DAS MÃOS, DE PESSOAS E DE FIGURAS RECORTADAS EM UMA PAREDE OU EM TECIDO
COM UMA FONTE DE LUZ.
MÍMICA: APRESENTAÇÃO EM QUE O
ATOR NÃO UTILIZA A VOZ, DEVENDO TRANSMITIR OS SENTIMENTOS E OS PENSAMENTOS POR
MEIO DE GESTOS E EXPRESSÕES CORPORAIS E FACIAIS. TEATRO DE MÁSCARAS: SURGIU COM
OS GREGOS, QUE UTILIZAVAM MÁSCARAS PARA REPRESENTAR DEUSES E HERÓIS. NOS DIAS
ATUAIS, MUITAS CULTURAS UTILIZAM-NAS EM SUAS APRESENTAÇÕES.
TEATRO
CONVENCIONAL: USA SITUAÇÕES PARA CONTAR UMA HISTÓRIA DA VIDA REAL.
MUSICAL: A MÚSICA CONTA A
HISTÓRIA. SÃO COMUNS A ÓPERA, O DRAMA CANTADO E A OPERETA, QUE TAMBÉM É
CANTADA. EXISTEM TAMBÉM MUSICAIS QUE USAM DA MPB AO RAP E ATÉ INSTRUMENTOS
FEITOS COM SUCATA E OBJETOS COMUNS, COMO RODOS, VASSOURAS, ALÉM DO CORPO
HUMANO.
CIRCO: ESPETÁCULO REPRESENTADO
POR ARTISTAS COMO ACROBATAS, MALABARISTAS, ILUSIONISTAS, PALHAÇOS,
EQUILIBRISTAS, CONTORCIONISTAS, GERALMENTE ALEGRES E ATLÉTICOS.
TEATRO CONTEMPORÂNEO
ESTA
É UMA DAS VERTENTES DO TEATRO REALIZADO EM TODO O MUNDO. TEVE SEU INÍCIO NO
SÉCULO XIX, EM CONFORMIDADE COM OS FUNDAMENTOS ESTÉTICOS DA ÉPOCA, E SE
EXPANDIU NO SÉCULO XX, COM INOVAÇÕES NAS CONCEPÇÕES E NAS EXPERIMENTAÇÕES,
TANTO NAS TEORIAS COMO NAS PRÁTICAS TEATRAIS E NAS UTILIZAÇÕES DE RECURSOS
TECNOLÓGICOS E FERRAMENTAS DIGITAIS.
TEATRO CONTEMPORÂNEO NO BRASIL
O TEATRO CONTEMPORÂNEO TEVE INÍCIO NO
BRASIL COM NELSON RODRIGUES, COM A PEÇA, VESTIDO DE NOIVA, EM 1943, INICIANDO A
MODERNIDADE DO TEATRO BRASILEIRO. O ENREDO DESSA PEÇA, COM MUITO DRAMA E AÇÃO,
TINHA DIFERENTES POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO PELAS PERSONAGENS. NOS DIAS ATUAIS,
O TEATRO CONTEMPORÂNEO SE IDENTIFICA COM EXPERIMENTAÇÃO DE APRESENTAÇÕES EM
ESPAÇOS NÃO CONVENCIONAIS E TAMBÉM COSTUMA ELIMINAR A QUARTA PAREDE, AQUELA
INVISÍVEL, QUE SEPARA O PÚBLICO DAS PERSONAGENS, OU SEJA, TRABALHAM A ENCENAÇÃO
INTERATIVA E A PRODUÇÃO DE TEXTOS COLETIVOS.
TEATRO
DA VERTIGEM
O
TEATRO DA VERTIGEM TEVE INÍCIO EM 1991. O GRUPO REALIZOU PESQUISAS E
EXPERIMENTAÇÕES LIGADAS AO MOVIMENTO EXPRESSIVO DO ATOR. O TEATRO DA VERTIGEM
SE UTILIZA DO ESPAÇO DE FORMA DIFERENTE, JUNTANDO ESPAÇOS CÊNICOS INUSITADOS E
DRAMATIZAÇÕES TEATRAIS QUE APROXIMAM O ESPECTADOR DE SUA VIDA COTIDIANA: UMA
IGREJA, UM HOSPITAL, UM ANTIGO PRESÍDIO E ATÉ MESMO O RIO TIETÊ SERVIRAM DE
PALCO PARA AS MONTAGENS DOS ESPETÁCULOS. O PRIMEIRO ESPETÁCULO DA COMPANHIA, O
PARAÍSO PERDIDO, FOI RESULTADO DE UM ANO DE PESQUISA E ESTREOU NA IGREJA SANTA
IFIGÊNIA, EM SÃO PAULO.
MAIS
UM ESPETÁCULO QUE ESTREOU EM UM LUGAR INCOMUM FOI O EPISÓDIO BÍBLICO O LIVRO DE
JÓ, NO HOSPITAL HUMBERTO PRIMO, TAMBÉM EM SÃO PAULO.
O
TERCEIRO ESPETÁCULO, APOCALIPSE 1.11, ESTREOU, OFICIALMENTE, DIA 14 DE JANEIRO
DE 2000, E FOI MONTADO NO ANTIGO PRESÍDIO DO HIPÓDROMO, EM SÃO PAULO. O TEATRO
DA VERTIGEM UTILIZOU O RIO TIETÊ PARA A MONTAGEM DO ESPETÁCULO BR-3, QUE
ESTREOU EM FEVEREIRO DE 2006.
GRUPO
QUINTAL
A
COMPANHIA DO QUINTAL SURGIU EM 2002 E É FORMADA POR 16 INTEGRANTES,
DEDICANDO-SE À PESQUISA DAS TÉCNICAS DA IMPROVISAÇÃO E DO PALHAÇO. É UMA DAS
ÚNICAS NO MUNDO A COMBINAR AS LINGUAGENS DO PALHAÇO E DA IMPROVISAÇÃO. O
ESPETÁCULO JOGANDO NO QUINTAL ENCENA UMA PARTIDA DE FUTEBOL, COM JOGADORES,
JUIZ, BANDEIRINHA E ATÉ GRAMA SINTÉTICA, SÓ QUE, EM VEZ DE ATLETAS, SÃO
PALHAÇOS QUE FAZEM O SHOW DE IMPROVISO.
PEÇA
INTERATIVA ONDE QUEM DEFINE AS REGRAS DO JOGO É O PÚBLICO, QUE TEM PAPEL
FUNDAMENTAL NO ESPETÁCULO, NÃO FICANDO APENAS COMO UMA SIMPLES PLATEIA. O
ESPECTADOR ESCOLHE OS TEMAS, UMA PESSOA SEMPRE É SELECIONADA PARA MARCAR A
PONTUAÇÃO DO JOGO E OUTRAS DUAS, PARA SEREM OS CAPITÃES DOS TIMES.
- O MAESTRINA.
- A RAINHA PROCURA.
- MAGICO DE NÓS.
GRUPO GALPÃO
O
GRUPO GALPÃO, CRIADO EM 1982 NA CIDADE DE BELO HORIZONTE (MG), É FORMADO POR 12
ATORES E TEM SEMPRE DIRETORES CONVIDADOS. SUA ORIGEM ESTÁ LIGADA À TRADIÇÃO DO
TEATRO POPULAR E DE RUA. O GRUPO DESENVOLVE UM TEATRO QUE PESQUISA PEÇAS QUE
APRESENTAM FÁCIL COMUNICAÇÃO COM O PÚBLICO. O GRUPO PROCURA DIALOGAR COM O
POPULAR E A TRADIÇÃO E TAMBÉM COM O TEATRO DE RUA, O UNIVERSAL E O REGIONAL
BRASILEIRO. SEMPRE ALINHOU SUA PRÁTICA COM UM TEATRO QUE DIALOGA SOBRE A ÉTICA
DO ATOR E DO TEATRO, NO UNIVERSO SOCIAL E CULTURAL.
- OS GIGANTES DA MONTANHA.
- TIO VÃNIA.
- TILL, A SAGA DE UM HERÓI TORTO.
FUERZA BRUTA
CRIADA
EM 2003 NA ARGENTINA, A COMPANHIA FUERZA BRUTA É CONHECIDA INTERNACIONALMENTE
PELO USO DE TECNOLOGIA E EXPERIMENTO INOVADORES.
O
GRUPO VAI ALÉM DE UM SIMPLES ESPETÁCULO, UMA EXPLORAÇÃO DOS SENTIDOS, UMA
EXPLOSÃO DE LUZES SONS, UM GRANDE ESTÍMULO A CORPOS E MENTES.
PARA
CHEGAR A ISSO, FUERZA BRUTA USA COMO EXPERIMENTO DE SUA ATUAÇÃO MÚSICA, DANÇA,
ACROBACIAS E ATÉ UMA GRANDE BALADA!
DE ESTILO EXPERIMENTAL, COM UMA FORMA CONTEMPORÂNEA INOVADORA E TECNOLÓGICA, ALIA O USO DE UM ENORME ESPAÇO CÊNICO À EXPLORAÇÃO DE DIVERSOS ELEMENTOS DA MATERIALIDADE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário