terça-feira, 10 de novembro de 2020

1 - 8° ANO - TEATRO DE MATRIZ INDÍGENA, AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA

 

HABILIDADE

(EFO8AR24) — RECONHECER E APRECIAR ARTISTAS, GRUPOS, COLETIVOS CÊNICOS E MANIFESTAÇÕES CÊNICAS DE MATRIZ INDÍGENA, AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA DE DIFERENTES ÉPOCAS, INVESTIGANDO OS MODOS DE CRIAÇÃO, PRODUC3O, DIVULGAÇÃO, CIRCULAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL.

TEATRO

A PALAVRA "TEATRO" VEM DO GREGO THEATRON E SIGNIFICA "PANORAMA” (LUGAR DE ONDE SE VÊ), LUGAR ONDE AS PESSOAS ESTÃO JUNTAS PARA ASSISTIR UM ESPETÁCULO ARTÍSTICO". DESDE AS ANTIGAS CIVILIZAÇÕES, JÁ TEMOS REGISTRO DA EXISTÊNCIA DO TEATRO, QUE JÁ ERA UM LOCAL ONDE SE FAZIAM ENCENAÇÕES E DANÇAS NAS QUAIS SE ACREDITAVA PODER CONTROLAR O DIVINO E AS FORÇAS SOBRENATURAIS, PARA ASSIM, MANIPULAR EVENTOS DA NATUREZA, COMO CHUVAS, COLHEITAS E FARTURAS.

O TEATRO E UMA DAS ARTES MAIS COMPLETAS, POIS O ATOR, QUANDO ENTRA NA PEÇA, PODE ENCENAR VÁRIOS PERSONAGENS E REPRESENTAR UMA GAMA DE EMOÇÕES, PROVOCANDO REAÇÕES DIVERSAS NO PÚBLICO.

FORMAS DE ESPETÁCULOS TEATRAIS

TEATRO DE BONECOS: SÃO BONECOS, GERALMENTE FEITOS EM MADEIRA, PRESOS POR FIOS OU VARETAS E CONTROLADOS PELAS MAAS. TEATRO DE SOMBRAS: COM UM FOCO DE LUZ PROJETADO NAS MÃOS OU EM IMAGENS RECORTADAS, ACONTECE A SOMBRA, QUE PODE SER PROJETADA NA PAREDE, EM PAPEL TRANSPARENTE OU TECIDO. MIMICA: A INTENCIONALIDADE DA PEÇA É VISTA POR MEIO DE GESTOS E EXPRESSÕES DO ATOR (MIMICO), QUE TRANSMITEM SENTIMENTOS E PENSAMENTOS DIVERSOS SEM O USE DA VOZ. TEATRO DE MASCARAS: SURGIU NA GRÉCIA ANTIGA, ONDE SE UTILIZAVAM AS MÁSCARAS PARA REPRESENTAR DEUSES E HERÓIS, MAS, NOS DIAS ATUAIS, ELAS AINDA SÃO MUITO UTILIZADAS.

TEATRO CONVENCIONAL: OS SENTIMENTOS E AS VIVENCIAS DOS DIAS ATUAIS SÃO CONTADOS MUITAS VEZES DE FORMA IRREVERENTE NO TEATRO CONVENCIONAL NOS DIAS DE HOJE. MUSICAL: EM VEZ DE FALAS E TEXTOS, É A MÚSICA QUE CONTA A ENCENAÇÃO. HOJE EM DIA, PARA CONTAR ESSAS HISTÓRIAS MUSICADAS, TEMOS A OPERA, O DRAMA CANTADO, OS MUSICAIS DE CONTOS DE FADAS, ENTRE OUTROS. CIRCO: ESPETÁCULO ALEGRE E COLORIDO, COM ARTISTAS VARIADOS, COMO PALHAÇOS, EQUILIBRISTAS, MÁGICOS, ALÉM DE MUITAS SURPRESAS E ACROBACIAS.

TEATRO DE MATRIZES INDÍGENAS, AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS

0 TEATRO E OS GRUPOS TEATRAIS COM VERTENTES EM PEÇAS DE MATRIZES AFRICANAS, AFRO--BRASILEIRAS OU INDÍGENAS SÃO AQUELES EM QUE SE BUSCAM RESGATAR ESSAS CULTURAS A FUNDO, TRAZENDO AOS DIAS ATUAIS SEUS CONTEXTOS HISTÓRICOS E SUAS RAÍZES. NOS ENREDOS DESSAS PEÇAS TEATRAIS, AS MATRIZES INDÍGENAS, AFRICANAS OU AFRO-BRASILEIRAS APARECEM COMO ELEMENTOS CENTRAIS, COM TODA A SUA BAGAGEM HISTÓRICA, PSICOLÓGICA E SOCIAL. A CRIAÇÃO DE URN TEATRO DE EXPRESSÃO AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA TEM COMO OBJETIVO A VALORIZAÇÃO DESSAS RAÍZES, MOSTRANDO ATRAVÉS DA CULTURA E DO CONHECIMENTO A DISCRIMINA (AO SOCIAL.

TEATRO EXPERIMENTAL DO NEGRO

0 TEATRO EXPERIMENTAL DO NEGRO (TEN) FOI FUNDADO EM 1944 POR ABDIAS DO NASCIMENTO. A IDEIA DE CRIAR UM TEATRO ESPECIFICAMENTE PARA NEGROS SURGIU QUANDO ELE ASSISTIU, NO PERU, A PEÇA TEATRAL 0 IMPERADOR JONES, EM QUE O PAPEL PRINCIPAL ERA FEITO POR URN ATOR PINTADO DE PRETO. ESTA PRATICA ERA MUITO COMUM NAS PEÇAS TEATRAIS ANTIGAMENTE, INCLUSIVE NO TEATRO BRASILEIRO, POIS NÃO EXISTIAM AFRO-BRASILEIROS EM PAPEIS DE DESTAQUE. 0 TEATRO EXPERIMENTAL DO NEGRO, ABERTO NO RIO DE JANEIRO, FUNCIONOU TAMBÉM EM SÃO PAULO POR CERCA DE VINTE ANOS, E TEVE COM META PRINCIPAL O RESGATE DO LEGADO CULTURAL AFRICANO NO BRASIL ATRAVÉS DO TEATRO.

ABDIAS DO NASCIMENTO, DEPOIS DE FAZER O RECRUTAMENTO DE INTERESSADOS EM SEREM ATORES DESSA NOVA COMPANHIA DE TEATRO, QUE CONTAVA COM GENTE SIMPLES DO POVO, SEM PROFISSÃO DEFINIDA, HUMILDE E A MAIORIA ANALFABETA, ORGANIZOU, NUM SEGUNDO MOMENTO, A FORMAÇÃO DO ELENCO, QUE IA DESDE AULAS DE ALFABETIZAÇÃO ATÉ DEBATES E AULAS PRÁTICAS DE TEATRO, PARA A CRIAÇÃO DE URN TEATRO FEITO POR NEGROS E PARA ATORES NEGROS.

PEÇAS ENCENADAS:

• 1954 - FESTIVAL O'NEILL.

• 1954 - ONDE ESTÁ MARCADA A CRUZ.

• 1956 -JOAO SEM-TERRA.

• 1956 - ORFEU DA CONCEICAO.

• 1957 - SORTILEGIO - MISTED° NEGRO.

• 1958 - 0 COLOR DE CORAL.

BANDO DE TEATRO OLODUM

0 BANDO DE TEATRO OLODUM NASCEU EM 17 DE OUTUBRO DE 1990, EM SALVADOR. COM 30 ANOS DE ATUAÇÃO, ESTÁ ATUALMENTE NO PELOURINHO, CENTRO HISTÓRICO DE SALVADOR, E É FORMADA EXCLUSIVAMENTE POR ATORES NEGROS. EM SUA HIST6RIA, O BANDO CONSTRUIU UMA DRAMATURGIA COM ESTÉTICA PRÓPRIA, TENDO O NEGRO E SUA TRADIÇÃO SOCIOCULTURAL COMO MATÉRIA-PRIMA DE SEUS ESPETÁCULOS. ATUALMENTE, E GERIDO DE FORMA COLETIVA. 0 BANDO A FORMADO POR 23 ATORES, REPRESENTANTES DE ARIAS GERAÇÕES. E UMA DE SUAS MARCAS SÃO AS OFICINAS DE FORMAÇÃO. 0 GRUPO CONTRIBUI DE FORMA RELEVANTE PARA A INCLUSÃO DE TEMAS SOCIAIS E POLÍTICOS NA VIDA CULTURAL BAIANA E O FOCO PRINCIPAL DE SEU TRABALHO E O COMBATE AO RACISMO.

PEÇAS ENCENADAS:

• SARAUZINHO DO CALU.

• BOQUINHA... E ASSIM SURGIU O MUNDO.

GRUPO TEATRAL NAÇÃO NATIVO UMUTINA

0 GRUPO TEATRAL NAÇÃO NATIVO UMUTINA ENSINA CRIANÇAS E ADOLESCENTES INDÍGENAS A DESCOBRIR ATRAVÉS DE ENCENASTES TEATRAIS SUAS MEMORIAS MATERIAIS E O QUE É SER URN ÍNDIO UMUTINA.

PELO MENOS OITO DANÇAS E CÂNTICOS ANCESTRAIS JÁ FORAM RESGATADOS, E O GRUPO, QUE JÁ FEZ VIAS APRESENTAÇÕES EM SUA LÍNGUA NATIVA, LEVA SUA TRADIÇÃO INDÍGENA A DIVERSAS CIDADES DO PAIS. A PEÇA OS FILHOS DE HAIUPUKU TRAZ UM POUCO DA HISTÓRIA DOS ÍNDIOS UMUTINA ATRAVÉS DE DANÇAS, CANTOS E NARRATIVAS DE MITOS TRADICIONAIS. 0 POVO UMUTINA VIVE HOJE EM UMA ÚNICA ALDEIA, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE BARRA DO BUGRES, URN MUNICÍPIO BRASILEIRO DO ESTADO DE MATO GROSSO.

GRUPO DE TEATRO PALMARES ITIARON

ESSE GRUPO TEVE SEU INÍCIO EM 1976 E CULTIVA, EM SUA HISTÓRIA DE 44 ANOS, UMA PROPOSTA VOLTADA PARA AS QUESTÕES SOCIAIS E CULTURAIS DO AFRO-BRASILEIRO, DOS POVOS INDÍGENAS E DO SERTANEJO, REFLETINDO SOBRE COMO PENSAR AS DIFERENÇAS ENTRE OS POVOS E CULTURAS, VIVENCIANDO-AS COM RESPEITO. 0 NOME DO GRUPO TEM PALAVRAS RELACIONADAS AS CULTURAS NEGRA E INDÍGENA E TRATA DE VALORIZA-LAS. PALMARES IIIARON SIGNIFICA, ENTÃO, PALMARES ENSANDECIDO, EM HOMENAGEM A HISTÓRIA DE ZUMBI E FAZENDO REFERÊNCIA AO TERMO INDÍGENA ITIARON, QUE SIGNIFICA URN ESTADO DE PERTURBAÇÃO MENTAL E ESPIRITUAL, NOS ÍNDIOS, POR CONTA DAS INFLUENCIAS DA CIVILIZAÇÃO. 0 GRUPO DESENVOLVE UMA LINGUAGEM PRÓPRIA, INSPIRADA NO POVO BRASILEIRO, COM SUAS RAÍZES E ORIGENS, QUE CONSTITUEM A NOSSA FORMAÇÃO SOCIAL.

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