HABILIDADE
(EFO8AR24) — RECONHECER E APRECIAR ARTISTAS, GRUPOS, COLETIVOS CÊNICOS E
MANIFESTAÇÕES CÊNICAS DE MATRIZ INDÍGENA, AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA DE
DIFERENTES ÉPOCAS, INVESTIGANDO OS MODOS DE CRIAÇÃO, PRODUC3O, DIVULGAÇÃO,
CIRCULAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL.
TEATRO
A PALAVRA "TEATRO" VEM DO GREGO THEATRON E SIGNIFICA
"PANORAMA” (LUGAR DE ONDE SE VÊ), LUGAR ONDE AS PESSOAS ESTÃO JUNTAS PARA
ASSISTIR UM ESPETÁCULO ARTÍSTICO". DESDE AS ANTIGAS CIVILIZAÇÕES, JÁ TEMOS
REGISTRO DA EXISTÊNCIA DO TEATRO, QUE JÁ ERA UM LOCAL ONDE SE FAZIAM ENCENAÇÕES
E DANÇAS NAS QUAIS SE ACREDITAVA PODER CONTROLAR O DIVINO E AS FORÇAS
SOBRENATURAIS, PARA ASSIM, MANIPULAR EVENTOS DA NATUREZA, COMO CHUVAS,
COLHEITAS E FARTURAS.
O TEATRO E UMA DAS ARTES MAIS COMPLETAS, POIS O ATOR, QUANDO ENTRA NA
PEÇA, PODE ENCENAR VÁRIOS PERSONAGENS E REPRESENTAR UMA GAMA DE EMOÇÕES,
PROVOCANDO REAÇÕES DIVERSAS NO PÚBLICO.
FORMAS DE ESPETÁCULOS
TEATRAIS
TEATRO DE BONECOS: SÃO BONECOS, GERALMENTE FEITOS EM MADEIRA, PRESOS
POR FIOS OU VARETAS E CONTROLADOS PELAS MAAS. TEATRO DE SOMBRAS: COM UM FOCO DE
LUZ PROJETADO NAS MÃOS OU EM IMAGENS RECORTADAS, ACONTECE A SOMBRA, QUE PODE
SER PROJETADA NA PAREDE, EM PAPEL TRANSPARENTE OU TECIDO. MIMICA: A
INTENCIONALIDADE DA PEÇA É VISTA POR MEIO DE GESTOS E EXPRESSÕES DO ATOR
(MIMICO), QUE TRANSMITEM SENTIMENTOS E PENSAMENTOS DIVERSOS SEM O USE DA VOZ.
TEATRO DE MASCARAS: SURGIU NA GRÉCIA ANTIGA, ONDE SE UTILIZAVAM AS MÁSCARAS
PARA REPRESENTAR DEUSES E HERÓIS, MAS, NOS DIAS ATUAIS, ELAS AINDA SÃO MUITO
UTILIZADAS.
TEATRO CONVENCIONAL: OS SENTIMENTOS E AS VIVENCIAS DOS DIAS ATUAIS SÃO
CONTADOS MUITAS VEZES DE FORMA IRREVERENTE NO TEATRO CONVENCIONAL NOS DIAS DE
HOJE. MUSICAL: EM VEZ DE FALAS E TEXTOS, É A MÚSICA QUE CONTA A ENCENAÇÃO. HOJE
EM DIA, PARA CONTAR ESSAS HISTÓRIAS MUSICADAS, TEMOS A OPERA, O DRAMA CANTADO,
OS MUSICAIS DE CONTOS DE FADAS, ENTRE OUTROS. CIRCO: ESPETÁCULO ALEGRE E
COLORIDO, COM ARTISTAS VARIADOS, COMO PALHAÇOS, EQUILIBRISTAS, MÁGICOS, ALÉM DE
MUITAS SURPRESAS E ACROBACIAS.
TEATRO DE MATRIZES
INDÍGENAS, AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS
0 TEATRO E OS GRUPOS TEATRAIS COM VERTENTES EM PEÇAS DE MATRIZES
AFRICANAS, AFRO--BRASILEIRAS OU INDÍGENAS SÃO AQUELES EM QUE SE BUSCAM RESGATAR
ESSAS CULTURAS A FUNDO, TRAZENDO AOS DIAS ATUAIS SEUS CONTEXTOS HISTÓRICOS E
SUAS RAÍZES. NOS ENREDOS DESSAS PEÇAS TEATRAIS, AS MATRIZES INDÍGENAS,
AFRICANAS OU AFRO-BRASILEIRAS APARECEM COMO ELEMENTOS CENTRAIS, COM TODA A SUA
BAGAGEM HISTÓRICA, PSICOLÓGICA E SOCIAL. A CRIAÇÃO DE URN TEATRO DE EXPRESSÃO
AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA TEM COMO OBJETIVO A VALORIZAÇÃO DESSAS RAÍZES,
MOSTRANDO ATRAVÉS DA CULTURA E DO CONHECIMENTO A DISCRIMINA (AO SOCIAL.
TEATRO EXPERIMENTAL
DO NEGRO
0 TEATRO EXPERIMENTAL DO NEGRO (TEN) FOI FUNDADO EM 1944 POR ABDIAS DO
NASCIMENTO. A IDEIA DE CRIAR UM TEATRO ESPECIFICAMENTE PARA NEGROS SURGIU
QUANDO ELE ASSISTIU, NO PERU, A PEÇA TEATRAL 0 IMPERADOR JONES, EM QUE O PAPEL
PRINCIPAL ERA FEITO POR URN ATOR PINTADO DE PRETO. ESTA PRATICA ERA MUITO COMUM
NAS PEÇAS TEATRAIS ANTIGAMENTE, INCLUSIVE NO TEATRO BRASILEIRO, POIS NÃO
EXISTIAM AFRO-BRASILEIROS EM PAPEIS DE DESTAQUE. 0 TEATRO EXPERIMENTAL DO
NEGRO, ABERTO NO RIO DE JANEIRO, FUNCIONOU TAMBÉM EM SÃO PAULO POR CERCA DE
VINTE ANOS, E TEVE COM META PRINCIPAL O RESGATE DO LEGADO CULTURAL AFRICANO NO
BRASIL ATRAVÉS DO TEATRO.
ABDIAS DO NASCIMENTO, DEPOIS DE FAZER O RECRUTAMENTO DE INTERESSADOS EM
SEREM ATORES DESSA NOVA COMPANHIA DE TEATRO, QUE CONTAVA COM GENTE SIMPLES DO
POVO, SEM PROFISSÃO DEFINIDA, HUMILDE E A MAIORIA ANALFABETA, ORGANIZOU, NUM
SEGUNDO MOMENTO, A FORMAÇÃO DO ELENCO, QUE IA DESDE AULAS DE ALFABETIZAÇÃO ATÉ
DEBATES E AULAS PRÁTICAS DE TEATRO, PARA A CRIAÇÃO DE URN TEATRO FEITO POR
NEGROS E PARA ATORES NEGROS.
PEÇAS ENCENADAS:
• 1954 - FESTIVAL O'NEILL.
• 1954 - ONDE ESTÁ MARCADA A CRUZ.
• 1956 -JOAO SEM-TERRA.
• 1956 - ORFEU DA CONCEICAO.
• 1957 - SORTILEGIO - MISTED° NEGRO.
• 1958 - 0 COLOR DE CORAL.
BANDO DE TEATRO
OLODUM
0 BANDO DE TEATRO OLODUM NASCEU EM 17 DE OUTUBRO DE 1990, EM SALVADOR.
COM 30 ANOS DE ATUAÇÃO, ESTÁ ATUALMENTE NO PELOURINHO, CENTRO HISTÓRICO DE
SALVADOR, E É FORMADA EXCLUSIVAMENTE POR ATORES NEGROS. EM SUA HIST6RIA, O
BANDO CONSTRUIU UMA DRAMATURGIA COM ESTÉTICA PRÓPRIA, TENDO O NEGRO E SUA
TRADIÇÃO SOCIOCULTURAL COMO MATÉRIA-PRIMA DE SEUS ESPETÁCULOS. ATUALMENTE, E
GERIDO DE FORMA COLETIVA. 0 BANDO A FORMADO POR 23 ATORES, REPRESENTANTES DE
ARIAS GERAÇÕES. E UMA DE SUAS MARCAS SÃO AS OFICINAS DE FORMAÇÃO. 0 GRUPO
CONTRIBUI DE FORMA RELEVANTE PARA A INCLUSÃO DE TEMAS SOCIAIS E POLÍTICOS NA
VIDA CULTURAL BAIANA E O FOCO PRINCIPAL DE SEU TRABALHO E O COMBATE AO RACISMO.
PEÇAS ENCENADAS:
• SARAUZINHO DO CALU.
• BOQUINHA... E ASSIM SURGIU O MUNDO.
GRUPO TEATRAL NAÇÃO
NATIVO UMUTINA
0 GRUPO TEATRAL NAÇÃO NATIVO UMUTINA ENSINA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
INDÍGENAS A DESCOBRIR ATRAVÉS DE ENCENASTES TEATRAIS SUAS MEMORIAS MATERIAIS E
O QUE É SER URN ÍNDIO UMUTINA.
PELO MENOS OITO DANÇAS E CÂNTICOS ANCESTRAIS JÁ FORAM RESGATADOS, E O
GRUPO, QUE JÁ FEZ VIAS APRESENTAÇÕES EM SUA LÍNGUA NATIVA, LEVA SUA TRADIÇÃO
INDÍGENA A DIVERSAS CIDADES DO PAIS. A PEÇA OS FILHOS DE HAIUPUKU TRAZ UM POUCO
DA HISTÓRIA DOS ÍNDIOS UMUTINA ATRAVÉS DE DANÇAS, CANTOS E NARRATIVAS DE MITOS
TRADICIONAIS. 0 POVO UMUTINA VIVE HOJE EM UMA ÚNICA ALDEIA, LOCALIZADA NO
MUNICÍPIO DE BARRA DO BUGRES, URN MUNICÍPIO BRASILEIRO DO ESTADO DE MATO
GROSSO.
GRUPO DE TEATRO
PALMARES ITIARON
ESSE GRUPO TEVE SEU INÍCIO EM 1976 E CULTIVA, EM SUA HISTÓRIA DE 44 ANOS, UMA PROPOSTA VOLTADA PARA AS QUESTÕES SOCIAIS E CULTURAIS DO AFRO-BRASILEIRO, DOS POVOS INDÍGENAS E DO SERTANEJO, REFLETINDO SOBRE COMO PENSAR AS DIFERENÇAS ENTRE OS POVOS E CULTURAS, VIVENCIANDO-AS COM RESPEITO. 0 NOME DO GRUPO TEM PALAVRAS RELACIONADAS AS CULTURAS NEGRA E INDÍGENA E TRATA DE VALORIZA-LAS. PALMARES IIIARON SIGNIFICA, ENTÃO, PALMARES ENSANDECIDO, EM HOMENAGEM A HISTÓRIA DE ZUMBI E FAZENDO REFERÊNCIA AO TERMO INDÍGENA ITIARON, QUE SIGNIFICA URN ESTADO DE PERTURBAÇÃO MENTAL E ESPIRITUAL, NOS ÍNDIOS, POR CONTA DAS INFLUENCIAS DA CIVILIZAÇÃO. 0 GRUPO DESENVOLVE UMA LINGUAGEM PRÓPRIA, INSPIRADA NO POVO BRASILEIRO, COM SUAS RAÍZES E ORIGENS, QUE CONSTITUEM A NOSSA FORMAÇÃO SOCIAL.
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