EFO6AR24 RECONHECER E APRECIAR ARTISTAS, GRUPOS E COLETIVOS
CÊNICOS DE CIRCO-TEATRO (TEATRO CIRCENSE) E CIRCOS PAULISTAS, BRASILEIROS E
ESTRANGEIROS DE DIFERENTES ÉPOCAS, INVESTIGANDO OS MODOS DE CRIAÇÃO, PRODUÇÃO,
DIVULGAÇÃO, CIRCULAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL
RELEMBRANDO
FIGURINO: É A ROUPA USADA EM UMA PRODUÇÃO ARTÍSTICA.
COREOGRAFIA: A ARTE DE MOVIMENTOS DANÇADOS PARA UMA
APRESENTAÇÃO DANÇADA.
TRILHA SONORA: É UM CONJUNTO DE SONS FEITOS PARA REALÇAR UMA
APRESENTAÇÃO.
ESPAÇOS DE APRESENTAÇÃO: SÃO DEFINIDOS PARA UMA APRESENTAÇÃO, PODE SER CONVENCIONAL OU NÃO CONVENCIONAL.
TEATRO
A PALAVRA TEATRO VEM DO GREGO THEATRON, QUE SIGNIFICA
PANORAMA (LUGAR DE ONDE SE VÊ), OU SEJA LUGAR EM COMUM ONDE AS PESSOAS SE
REÚNEM PARA ASSISTIRA UM ESPETÁCULO. O TEATRO JÁ EXISTIA NAS CIVILIZAÇÕES
ANTIGAS, EM QUE SE FAZIAM ENCENAÇÕES E DANÇAS NAS QUAIS ACREDITA-SE PODER
CONTROLAR O DIVINO E AS FORÇAS SOBRENATURAIS, A FIM DE OBTER-SE O CONTROLE DE
EVENTOS DA NATUREZA, COMO CHUVAS E COLHEITAS.
CONSIDERADO UMA DAS ARTES MAIS COMPLETAS, POIS O ATOR, AO
ADENTRAR NA PEÇA, PODE ENCENAR VÁRIAS PERSONAGENS E REPRESENTAR DIVERSAS
EMOÇÕES, PROVOCANDO REAÇÕES DIVERSAS NO PÚBLICO.
FORMAS DE ESPETÁCULO TEATRAIS
TEATRO DE BONECOS: ENCENADO COM BONECOS, GERALMENTE FEITO EM
MADEIRA E PRESOS POR FIOS OU VARETAS E MANIPULADOS.
TEATRO DE SOMBRAS: COM UM FOCO DE LUZ PROJETADO NAS MÃOS OU
EM IMAGENS RECORTADAS, ACONTECE A SOMBRA, QUE PODE SER PROJETADA NA PAREDE, EM
PAPEL TRANSPARENTE OU TECIDO.
MÍMICA: A INTENCIONALIDADE DA PEÇA É VISTA ATRAVÉS DE GESTOS
E EXPRESSÕES DO ATOR (MÍMICO), SEM O USO DA VOZ, TRANSMITINDO OS SENTIMENTOS E
PENSAMENTOS DIVERSOS.
TEATRO DE MÁSCARAS: SURGIU NA ANTIGUIDADE GREGA, EM QUE AS MÁSCARAS ERAM UTILIZADAS PARA REPRESENTAR DEUSES E HERÓIS. NOS DIAS ATUAIS AINDA É MUITO UTILIZADA.
TEATRO CONVENCIONAL: OS SENTIMENTOS E VIVENCIAS DOS DIAS
ATUAIS SÃO CONTADAS MUITAS VEZES DE FORMA IRREVERENTE NO TEATRO CONVENCIONAL.
MUSICAL: EM VEZ DE FALAS E TEXTOS, É A MÚSICA QUE CONTA A
ENCENAÇÃO. HOJE EM DIA, PARA CONTAR ESTAS HISTÓRIAS MUSICADAS, TEMOS A ÓPERA, O
DRAMA CANTADO, OS MUSICAIS DE CONTOS DE FADAS, ENTRE OUTROS.
CIRCO: ESPETÁCULO ALEGRE E COLORIDO COM ARTISTAS VARIADOS,
COMO PALHAÇOS, EQUILIBRISTAS, MÁGICOS COM MUITAS SURPRESAS E ACROBACIAS.
O QUE É O CIRCO?
O CIRCO FAZ PARTE DAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS DO TEATRO. É UM
CONJUNTO DE ARTISTAS, COM HABILIDADES DISTINTAS, COMO MALABARISMO, PALHAÇOS,
ACROBATAS, ENTRE OUTROS, QUE SE APRESENTAM EM SHOWS ITINERANTES, PERCORRENDO
VÁRIAS CIDADES.
A CRIAÇÃO DO CIRCO
ESTUDOS APONTAM QUE O CIRCO JÁ EXISTIA HÁ 4 MIL ANOS EM
VÁRIAS CIVILIZAÇÕES ANTIGAS, QUE IA DESDE A CHINA ATÉ A GRÉCIA, EGITO E ÍNDIA.
O PRIMEIRO GRANDE CIRCO CONHECIDO, FOI O CIRCUS MAXIMUS, CONSTRUÍDO EM ROMA.
ESTE EXIBIA LUTAS DE GLADIADORES, CORRIDAS DE BIGAS (CARRUAGENS), APRESENTAÇÕES
COM LEÕES, TIGRES E OUTROS ANIMAIS EXÓTICOS E FEROZES, E PESSOAS EXIBINDO
TALENTOS DIFERENTES. ESTA FORMA DE TEATRO TINHA CAPACIDADE PARA 150 MIL
PESSOAS. UM INCÊNDIO DESTRUIU-O, E ENTÃO FOI SUBSTITUÍDO PELO COLISEU, QUE
EXIBIA AS MESMAS APRESENTAÇÕES, MAS PARA UM PÚBLICO MENOR.
NA IDADE MEDIA, COMEÇARAM A SURGIR APRESENTAÇÕES DE MUITOS
ARTISTAS DIFERENTES, EM ESPAÇOS PÚBLICOS, COMO PRAÇAS, ENTRADAS DE IGREJAS E
FEIRAS, POPULARIZANDO, ASSIM, O CIRCO E O TEATRO.
CIRCO CONTEMPORÂNEO
HOJE, TEMOS O CIRCO CONTEMPORÂNEO, EM QUE PODEMOS APRENDER A ARTE CIRCENSE EM ESCOLAS E NÃO SOMENTE DE PAI PARA FILHO, COMO ERAM COMUNS ENTRE AS FAMÍLIAS DE CIRCO ANTIGAMENTE. A ACADEMIA PIOLIN, FOI UMAS DAS PIONEIRAS, ABERTA NA CIDADE DE SÃO PAULO, EM 1978. NO RIO DE JANEIRO, EM 1982, FOI ABERTA A ESCOLA NACIONAL DE CIRCO. ESTAS ENSINAM PESSOAS, AS TÉCNICAS CIRCENSES E, QUANDO FORMADAS, PODEM CRIAR SEUS GRUPOS E SE APRESENTAREM. NO BRASIL, TEMOS MUITAS COMPANHIAS CONTEMPORÂNEAS CIRCENSES, ENTRE ELAS:
- NAU DE ÍCAROS
- TEATRO DE ANÕNIMO
- CIRCO ESCOLA
- PICADEIRO LINHAS AÉREAS
- OS PARLAPATÕES
- CIRCO MÍNIMO
- OS ACROBÁTICOS
- FRATELLI PATIFES E
- PASPALHÕES INTRÉPIDA TRUPE
O CIRCO NO BRASIL
O CIRCO SURGIU NO BRASIL NO SÉCULO XIX. FOI NESSE PERÍODO QUE
MUITAS FAMÍLIAS EUROPEIAS CHEGAVAM AO PAÍS, REUNIAM-SE, COMPARTILHAVAM A VIDA
COLETIVA E TREINAVAM SUAS HABILIDADES CIRCENSES.
O CIRCO BRASILEIRO ESTÁ RELACIONADO ÀS COMUNIDADES CIGANAS,
QUE LEVAVAM UMA VIDA VIAJANTE, SEMPRE MUDANDO DE LUGAR. NAS APRESENTAÇÕES,
HAVIA ATRAÇÕES COMO ILUSIONISMO E DOMA DE ANIMAIS FEROZES.
OS ESPETÁCULOS CIRCENSES ERAM FEITOS DE ACORDO COM O GOSTO E
INTERESSE DOS ESPECTADORES. NESTE CONTEXTO, O PALHAÇO GANHOU UM ESTILO
DIFERENTE DO PERSONAGEM EUROPEU, QUE LÁ ERA MAIS TRISTE E CALADO, REALIZAVA
MAIS MÍMICAS E POSSUÍA UM HUMOR SUTIL. NO BRASIL, O PALHAÇO JÁ TEM
CARACTERÍSTICAS MAIS ALEGRES, SÃO FALANTES E MUITAS VEZES ACROBATAS.
NAU DE ÍCAROS
É UM GRUPO TEATRAL CIRCENSE QUE CRIA, DESDE 1982, ESPETÁCULOS ENTRE CIRCO, TEATRO E DANÇA. ESPETÁCULOS SE JUNTAM AO CONHECIMENTO E ÀS TÉCNICAS DO CIRCO, DANÇA. É UM TRABALHO FEITO COM MUITA PESQUISAS DOS ÂNGULOS E DAS NOSSAS CULTURAS POPULAR E CONTEMPORÃNEA. SÃO MAIS DE 16 ESPETÁCULOS CRIADOS. ALGUNS DELES SÃO: MULHER DO FIM DO MUNDO A VERDADEIRA HISTÓRIA DO BARÃO A.N.J.O.S OS ARTISTAS AVARANDADO E INTERVENÇÕES DO TEATRO E DOS COTIDIANOS
ACROBÁTICOS FRATELLI
FAZEM UM TRABALHO MUITO DIFERENTE DESDE 1986, E SÃO
CONHECIDOS, NA FORMA CONTEMPORÂNEA DE SE FAZER CIRCO, COMO UM DOS GRUPOS
PIONEIROS EM SÃO PAULO E NO BRASIL.
OS ESPETÁCULOS UTILIZAM O CORPO EM ACROBACIAS AÉREAS E
TECNOLÓGICAS, QUE DESAFIAM A LEI DA GRAVIDADE. COSTUMAM SE APRESENTAR EM
ESPAÇOS ALTERNATIVOS. ALGUNS DE SEUS ESPETÁCULOS: BRINCADEIRA UMA NOITE E TANTO
CIRQUE DU SOLEIL
CRIADA EM 1984, O CIRQUE DU SOLEIL (CIRCO DO SOL) É UMA
COMPANHIA CANADENSE. CADA ESPETÁCULO CONTA COM UM DIFERENCIAL DA LINGUAGEM DO
CIRCO, COM HISTÓRIAS, CENÁRIO E FIGURINOS PRÓPRIOS E MÚSICA AO VIVO DURANTE AS
APRESENTAÇÕES. O CIRQUE CRESCEU RAPIDAMENTE, E TINHA UM SHOW COM 73 ARTISTAS,
EM 1984, PARA MAIS DE 3.500 EMPREGADOS COMO ATORES EM MAIS DE 40 PAÍSES, COM 15
ESPETÁCULOS SENDO APRESENTADOS DE UMA VEZ.
O OVO É UM DESSES ESPETÁCULOS. É UMA APRESENTAÇÃO CRIADA, DIRIGIDA E COREOGRAFADA PELA BRASILEIRA DEBORAH COLKER, QUE FOI A PRIMEIRA MULHER A ATUAR COMO DIRETORA DE SHOWS NESSA COMPANHIA.
AMALUNA
JOYA OVO
LUZIA
CRYSTAL
CIRCO IMPERIAL DA CHINA
NA CHINA, A ARTE DO CIRCO É MUITO VALORIZADA, POIS CONTA COM UMA TRADIÇÃO MILENAR. ASSIM, EM 1951, SURGIU O CIRCO IMPERIAL DA CHINA, QUE PODE SER VISTO EM APRESENTAÇÕES PELO MUNDO TODO, INCLUSIVE NO BRASIL. NO PERÍODO EM QUE ESTE CIRCO SURGIU, MUITOS ARTISTAS SE APRESENTAVAM NAS RUAS, TINHAM UMA VIDA MUITO POBRE, E FAZIAM ISSO PARA CONSEGUIR ALGUM DINHEIRO. ENTÃO, O PARTIDO COMUNISTA CHINÊS VENDO ESTA SITUAÇÃO, COM UM PLANEJAMENTO POLÍTICO, COLOCOU ESSES ARTISTAS DE RUA JUNTOS PARA FORMAR UMA COMPANHIA CIRCENSE DE ACROBACIA. DESSA FORMA, ELES PUDERAM MUDAR SUAS VIDAS FAZENDO APRESENTAÇÕES E LEVANDO O PÚBLICO ATÉ ELES.
CURIOSIDADES
PARA SER UM ARTISTA DO CIRCO IMPERIAL, SÃO
NECESSÁRIOS 10 ANOS DE TREINAMENTO NO MINISTÉRIO DA CULTURA E MAIS 6 DE
PREPARO, O QUE FAZ COM QUE A MAIORIA INGRESSE, AINDA CRIANÇA, NO CIRCO. MUITA
FAMA POR SER UMA TRADIÇÃO MILENAR, O CIRCO É MUITO QUERIDO; POR ISSO, OS
ARTISTAS DO CIRCO IMPERIAL DA CHINA SÃO MUITO FAMOSOS, POPULARES E VERDADEIRAS
ESTRELAS.
TUDO VERDADE NO CIRCO IMPERIAL DA CHINA, TUDO NO ESPETÁCULO
É BASEADO EM ACROBACIAS, SEM TRUQUES NEM ILUSÃO DE ÓTICA, LUTA E ATLETISMO
PUROS, CAUSANDO MAIS EMOÇÃO AO EXPECTADOR. AS AVENTURAS DOS GUARDIÕES DOS
UNICÓRNIOS O PANDA E A NATUREZA
Nenhum comentário:
Postar um comentário