segunda-feira, 9 de novembro de 2020

6ºANO-TEATRO- GÊNEROS TEATRAIS


EFO6AR24 RECONHECER E APRECIAR ARTISTAS, GRUPOS E COLETIVOS CÊNICOS DE CIRCO-TEATRO (TEATRO CIRCENSE) E CIRCOS PAULISTAS, BRASILEIROS E ESTRANGEIROS DE DIFERENTES ÉPOCAS, INVESTIGANDO OS MODOS DE CRIAÇÃO, PRODUÇÃO, DIVULGAÇÃO, CIRCULAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL

RELEMBRANDO

FIGURINO: É A ROUPA USADA EM UMA PRODUÇÃO ARTÍSTICA.

COREOGRAFIA: A ARTE DE MOVIMENTOS DANÇADOS PARA UMA APRESENTAÇÃO DANÇADA.

TRILHA SONORA: É UM CONJUNTO DE SONS FEITOS PARA REALÇAR UMA APRESENTAÇÃO.

ESPAÇOS DE APRESENTAÇÃO: SÃO DEFINIDOS PARA UMA APRESENTAÇÃO, PODE SER CONVENCIONAL OU NÃO CONVENCIONAL.

TEATRO

A PALAVRA TEATRO VEM DO GREGO THEATRON, QUE SIGNIFICA PANORAMA (LUGAR DE ONDE SE VÊ), OU SEJA LUGAR EM COMUM ONDE AS PESSOAS SE REÚNEM PARA ASSISTIRA UM ESPETÁCULO. O TEATRO JÁ EXISTIA NAS CIVILIZAÇÕES ANTIGAS, EM QUE SE FAZIAM ENCENAÇÕES E DANÇAS NAS QUAIS ACREDITA-SE PODER CONTROLAR O DIVINO E AS FORÇAS SOBRENATURAIS, A FIM DE OBTER-SE O CONTROLE DE EVENTOS DA NATUREZA, COMO CHUVAS E COLHEITAS.

CONSIDERADO UMA DAS ARTES MAIS COMPLETAS, POIS O ATOR, AO ADENTRAR NA PEÇA, PODE ENCENAR VÁRIAS PERSONAGENS E REPRESENTAR DIVERSAS EMOÇÕES, PROVOCANDO REAÇÕES DIVERSAS NO PÚBLICO.

FORMAS DE ESPETÁCULO TEATRAIS

TEATRO DE BONECOS: ENCENADO COM BONECOS, GERALMENTE FEITO EM MADEIRA E PRESOS POR FIOS OU VARETAS E MANIPULADOS.

TEATRO DE SOMBRAS: COM UM FOCO DE LUZ PROJETADO NAS MÃOS OU EM IMAGENS RECORTADAS, ACONTECE A SOMBRA, QUE PODE SER PROJETADA NA PAREDE, EM PAPEL TRANSPARENTE OU TECIDO.

MÍMICA: A INTENCIONALIDADE DA PEÇA É VISTA ATRAVÉS DE GESTOS E EXPRESSÕES DO ATOR (MÍMICO), SEM O USO DA VOZ, TRANSMITINDO OS SENTIMENTOS E PENSAMENTOS DIVERSOS.

TEATRO DE MÁSCARAS: SURGIU NA ANTIGUIDADE GREGA, EM QUE AS MÁSCARAS ERAM UTILIZADAS PARA REPRESENTAR DEUSES E HERÓIS. NOS DIAS ATUAIS AINDA É MUITO UTILIZADA.

TEATRO CONVENCIONAL: OS SENTIMENTOS E VIVENCIAS DOS DIAS ATUAIS SÃO CONTADAS MUITAS VEZES DE FORMA IRREVERENTE NO TEATRO CONVENCIONAL.

MUSICAL: EM VEZ DE FALAS E TEXTOS, É A MÚSICA QUE CONTA A ENCENAÇÃO. HOJE EM DIA, PARA CONTAR ESTAS HISTÓRIAS MUSICADAS, TEMOS A ÓPERA, O DRAMA CANTADO, OS MUSICAIS DE CONTOS DE FADAS, ENTRE OUTROS.

CIRCO: ESPETÁCULO ALEGRE E COLORIDO COM ARTISTAS VARIADOS, COMO PALHAÇOS, EQUILIBRISTAS, MÁGICOS COM MUITAS SURPRESAS E ACROBACIAS.

O QUE É O CIRCO?

O CIRCO FAZ PARTE DAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS DO TEATRO. É UM CONJUNTO DE ARTISTAS, COM HABILIDADES DISTINTAS, COMO MALABARISMO, PALHAÇOS, ACROBATAS, ENTRE OUTROS, QUE SE APRESENTAM EM SHOWS ITINERANTES, PERCORRENDO VÁRIAS CIDADES.

 A CRIAÇÃO DO CIRCO

ESTUDOS APONTAM QUE O CIRCO JÁ EXISTIA HÁ 4 MIL ANOS EM VÁRIAS CIVILIZAÇÕES ANTIGAS, QUE IA DESDE A CHINA ATÉ A GRÉCIA, EGITO E ÍNDIA. O PRIMEIRO GRANDE CIRCO CONHECIDO, FOI O CIRCUS MAXIMUS, CONSTRUÍDO EM ROMA. ESTE EXIBIA LUTAS DE GLADIADORES, CORRIDAS DE BIGAS (CARRUAGENS), APRESENTAÇÕES COM LEÕES, TIGRES E OUTROS ANIMAIS EXÓTICOS E FEROZES, E PESSOAS EXIBINDO TALENTOS DIFERENTES. ESTA FORMA DE TEATRO TINHA CAPACIDADE PARA 150 MIL PESSOAS. UM INCÊNDIO DESTRUIU-O, E ENTÃO FOI SUBSTITUÍDO PELO COLISEU, QUE EXIBIA AS MESMAS APRESENTAÇÕES, MAS PARA UM PÚBLICO MENOR.

NA IDADE MEDIA, COMEÇARAM A SURGIR APRESENTAÇÕES DE MUITOS ARTISTAS DIFERENTES, EM ESPAÇOS PÚBLICOS, COMO PRAÇAS, ENTRADAS DE IGREJAS E FEIRAS, POPULARIZANDO, ASSIM, O CIRCO E O TEATRO.

CIRCO CONTEMPORÂNEO

HOJE, TEMOS O CIRCO CONTEMPORÂNEO, EM QUE PODEMOS APRENDER A ARTE CIRCENSE EM ESCOLAS E NÃO SOMENTE DE PAI PARA FILHO, COMO ERAM COMUNS ENTRE AS FAMÍLIAS DE CIRCO ANTIGAMENTE. A ACADEMIA PIOLIN, FOI UMAS DAS PIONEIRAS, ABERTA NA CIDADE DE SÃO PAULO, EM 1978. NO RIO DE JANEIRO, EM 1982, FOI ABERTA A ESCOLA NACIONAL DE CIRCO. ESTAS ENSINAM PESSOAS, AS TÉCNICAS CIRCENSES E, QUANDO FORMADAS, PODEM CRIAR SEUS GRUPOS E SE APRESENTAREM. NO BRASIL, TEMOS MUITAS COMPANHIAS CONTEMPORÂNEAS CIRCENSES, ENTRE ELAS: 

  • NAU DE ÍCAROS 
  • TEATRO DE ANÕNIMO 
  • CIRCO ESCOLA 
  • PICADEIRO LINHAS AÉREAS 
  • OS PARLAPATÕES
  • CIRCO MÍNIMO 
  • OS ACROBÁTICOS 
  • FRATELLI PATIFES E 
  • PASPALHÕES INTRÉPIDA TRUPE

O CIRCO NO BRASIL

O CIRCO SURGIU NO BRASIL NO SÉCULO XIX. FOI NESSE PERÍODO QUE MUITAS FAMÍLIAS EUROPEIAS CHEGAVAM AO PAÍS, REUNIAM-SE, COMPARTILHAVAM A VIDA COLETIVA E TREINAVAM SUAS HABILIDADES CIRCENSES.

O CIRCO BRASILEIRO ESTÁ RELACIONADO ÀS COMUNIDADES CIGANAS, QUE LEVAVAM UMA VIDA VIAJANTE, SEMPRE MUDANDO DE LUGAR. NAS APRESENTAÇÕES, HAVIA ATRAÇÕES COMO ILUSIONISMO E DOMA DE ANIMAIS FEROZES.

OS ESPETÁCULOS CIRCENSES ERAM FEITOS DE ACORDO COM O GOSTO E INTERESSE DOS ESPECTADORES. NESTE CONTEXTO, O PALHAÇO GANHOU UM ESTILO DIFERENTE DO PERSONAGEM EUROPEU, QUE LÁ ERA MAIS TRISTE E CALADO, REALIZAVA MAIS MÍMICAS E POSSUÍA UM HUMOR SUTIL. NO BRASIL, O PALHAÇO JÁ TEM CARACTERÍSTICAS MAIS ALEGRES, SÃO FALANTES E MUITAS VEZES ACROBATAS.

NAU DE ÍCAROS

É UM GRUPO TEATRAL CIRCENSE QUE CRIA, DESDE 1982, ESPETÁCULOS ENTRE CIRCO, TEATRO E DANÇA. ESPETÁCULOS SE JUNTAM AO CONHECIMENTO E ÀS TÉCNICAS DO CIRCO, DANÇA. É UM TRABALHO FEITO COM MUITA PESQUISAS DOS ÂNGULOS E DAS NOSSAS CULTURAS POPULAR E CONTEMPORÃNEA. SÃO MAIS DE 16 ESPETÁCULOS CRIADOS. ALGUNS DELES SÃO: MULHER DO FIM DO MUNDO A VERDADEIRA HISTÓRIA DO BARÃO A.N.J.O.S OS ARTISTAS AVARANDADO E INTERVENÇÕES DO TEATRO E DOS COTIDIANOS

ACROBÁTICOS FRATELLI

FAZEM UM TRABALHO MUITO DIFERENTE DESDE 1986, E SÃO CONHECIDOS, NA FORMA CONTEMPORÂNEA DE SE FAZER CIRCO, COMO UM DOS GRUPOS PIONEIROS EM SÃO PAULO E NO BRASIL.

OS ESPETÁCULOS UTILIZAM O CORPO EM ACROBACIAS AÉREAS E TECNOLÓGICAS, QUE DESAFIAM A LEI DA GRAVIDADE. COSTUMAM SE APRESENTAR EM ESPAÇOS ALTERNATIVOS. ALGUNS DE SEUS ESPETÁCULOS: BRINCADEIRA UMA NOITE E TANTO

CIRQUE DU SOLEIL

CRIADA EM 1984, O CIRQUE DU SOLEIL (CIRCO DO SOL) É UMA COMPANHIA CANADENSE. CADA ESPETÁCULO CONTA COM UM DIFERENCIAL DA LINGUAGEM DO CIRCO, COM HISTÓRIAS, CENÁRIO E FIGURINOS PRÓPRIOS E MÚSICA AO VIVO DURANTE AS APRESENTAÇÕES. O CIRQUE CRESCEU RAPIDAMENTE, E TINHA UM SHOW COM 73 ARTISTAS, EM 1984, PARA MAIS DE 3.500 EMPREGADOS COMO ATORES EM MAIS DE 40 PAÍSES, COM 15 ESPETÁCULOS SENDO APRESENTADOS DE UMA VEZ.

O OVO É UM DESSES ESPETÁCULOS. É UMA APRESENTAÇÃO CRIADA, DIRIGIDA E COREOGRAFADA PELA BRASILEIRA DEBORAH COLKER, QUE FOI A PRIMEIRA MULHER A ATUAR COMO DIRETORA DE SHOWS NESSA COMPANHIA. 

AMALUNA 

JOYA OVO 

LUZIA CRYSTAL

CIRCO IMPERIAL DA CHINA

NA CHINA, A ARTE DO CIRCO É MUITO VALORIZADA, POIS CONTA COM UMA TRADIÇÃO MILENAR. ASSIM, EM 1951, SURGIU O CIRCO IMPERIAL DA CHINA, QUE PODE SER VISTO EM APRESENTAÇÕES PELO MUNDO TODO, INCLUSIVE NO BRASIL. NO PERÍODO EM QUE ESTE CIRCO SURGIU, MUITOS ARTISTAS SE APRESENTAVAM NAS RUAS, TINHAM UMA VIDA MUITO POBRE, E FAZIAM ISSO PARA CONSEGUIR ALGUM DINHEIRO. ENTÃO, O PARTIDO COMUNISTA CHINÊS VENDO ESTA SITUAÇÃO, COM UM PLANEJAMENTO POLÍTICO, COLOCOU ESSES ARTISTAS DE RUA JUNTOS PARA FORMAR UMA COMPANHIA CIRCENSE DE ACROBACIA. DESSA FORMA, ELES PUDERAM MUDAR SUAS VIDAS FAZENDO APRESENTAÇÕES E LEVANDO O PÚBLICO ATÉ ELES.

CURIOSIDADES 

PARA SER UM ARTISTA DO CIRCO IMPERIAL, SÃO NECESSÁRIOS 10 ANOS DE TREINAMENTO NO MINISTÉRIO DA CULTURA E MAIS 6 DE PREPARO, O QUE FAZ COM QUE A MAIORIA INGRESSE, AINDA CRIANÇA, NO CIRCO. MUITA FAMA POR SER UMA TRADIÇÃO MILENAR, O CIRCO É MUITO QUERIDO; POR ISSO, OS ARTISTAS DO CIRCO IMPERIAL DA CHINA SÃO MUITO FAMOSOS, POPULARES E VERDADEIRAS ESTRELAS.

TUDO VERDADE NO CIRCO IMPERIAL DA CHINA, TUDO NO ESPETÁCULO É BASEADO EM ACROBACIAS, SEM TRUQUES NEM ILUSÃO DE ÓTICA, LUTA E ATLETISMO PUROS, CAUSANDO MAIS EMOÇÃO AO EXPECTADOR. AS AVENTURAS DOS GUARDIÕES DOS UNICÓRNIOS O PANDA E A NATUREZA

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário