segunda-feira, 9 de novembro de 2020

1 - 7º ANO - TEATRO DE ANIMAÇÃO

(EF07AR24) RECONHECER E APRECIAR ARTISTAS, GRUPOS E COLETIVOS CÊNICOS DE TEATRO DE ANIMAÇÃO PAULISTAS, BRASILEIROS E ESTRANGEIROS DE DIFERENTES ÉPOCAS, INVESTIGANDO OS MODOS DE CRIAÇÃO, PRODUÇÃO, DIVULGAÇÃO, CIRCULAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL EM TEATRO.

TEATRO

A PALAVRA TEATRO VEM DO GREGO "THEATRON", QUE SIGNIFICA PANORAMA (LUGAR DE ONDE SE VÊ), OU SEJA LUGAR EM COMUM ONDE AS PESSOAS SE REÚNEM PARA ASSISTIR A UM ESPETÁCULO.

O TEATRO JÁ EXISTIA NAS CIVILIZAÇÕES ANTIGAS, EM QUE SE FAZIAM ENCENAÇÕES E DANÇAS NAS QUAIS ACREDITA-SE PODER CONTROLAR O DIVINO E AS FORÇAS SOBRENATURAIS, A FIM DE OBTER-SE O CONTROLE DE EVENTOS DA NATUREZA, COMO CHUVAS E COLHEITAS.

CONSIDERADO UMA DAS ARTES MAIS COMPLETAS, POIS O ATOR, AO ADENTRAR NA PEÇA, PODE ENCENAR VÁRIAS PERSONAGENS E REPRESENTAR DIVERSAS EMOÇÕES, PROVOCANDO REAÇÕES DIVERSAS NO PÚBLICO.


TEATRO DE ANIMAÇÃO


É ESSENCIALMENTE CARACTERIZADO PELA PRESENÇA DE UM OBJETO "INTERMEDIÁRIO" (MARIONETES, FANTOCHES, DEDOCHES, BONECOS OU OUTROS) ENTRE O ATOR E A PLATÉIA.

NESTE CASO, O BONECO OU UMA "FORMA ANIMADA" SERÁ INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO DO ATOR COM O PÚBLICO.

OS MANIPULADORES PODEM ESTAR VISÍVEIS OU NÃO, MAS SEMPRE MANTENDO O FOCO NO BONECO E NÃO NA PESSOA.

NO TEATRO, DE ANIMAÇÃO SÃO OS OBJETOS, BONECOS OU FORMAS ANIMADAS QUE GANHAM VIDA E INTERPRETAM AS PERSONAGENS.

EXISTEM INÚMEROS TIPOS DE ANIMAÇÃO

  • FANTOCHES OU TÍTERES: A MÃO HUMANA DÁ VIDA AO BONECO;
  • DEDOCHES: PEQUENOS BONECOS PARA COLOCAR-SE NOS DEDOS;
  • MARIONETES: BONECOS ARTICULADOS COM FIOS PRESOS EM SUAS ARTICULAÇÕES;
  • MAMULENGO: FEITOS COM CABEÇAS DE PAPEL MACHÊ E CORPOS DE TECIDO;
  • BONECOS ROBÓTICOS OU COMPUTADORIZADOS;
  • TEATRO DE SOMBRAS: ENCENADOS COM SILHUETAS EM PAPEL CONTRA A LUZ;
  • TEATRO COM OBJETOS: OS OBJETOS SÃO OS PERSONAGENS EM AÇÃO;
  • TEATRO BUNRAKU: TÉCNICA JAPONESA DE MANIPULAÇÃO DE BONECOS;


O TEATRO DE ANIMAÇÃO TAMBÉM É MUITO UTILIZADO NA TELEVISÃO BRASILEIRA COMO RECURSO LÚDICO. DESSA FORMA, CITAMOS, A SEGUIR, ALGUNS PROGRAMAS QUE UTILIZAM E/OU UTILIZARAM-SE DESSE RECURSO TEATRAL:

NACIONAIS: RÁ-TIM-BUM, CASTELO RÁ-TIM-BUM, COCÓRICÓ, X-TUDO, GLUB GLUB, TV COLOSSO, VILA SÉSAMO, PROGRAMA MAIS VOCÊ (LOURO JOSÉ), PROGRAMA DO RATINHO (XAROPINHO E TUNICO), PROGRAMA DA ELIANA (MELOCOTON INICIALMENTE ERA UM FANTOCHE), TODO GIGIO (FINAIS DOS EPISÓDIOS).

INTERNACIONAIS: THE MUPPETS, BEAKMAN'S WORLD ( O MUNDO DE BEAKMAN), ALF (ALF O E.TEIMOSO), DINOSAURS (FAMÍLIA DINOSSAURO), LAZY TOWN, TOPO GIGIO (ITÁLIA)

COMPANHIAS DE TEATRO DE ANIMAÇÃO E MANIPULAÇÃO. SEGUEM ALGUNS EXEMPLOS:

PAULISTAS: ARTE & MANHAS/ GALHOFAS & DRAMAS, CIA TRUKS - TEATRO DE BONECOS, PIA FRAUS TEATRO, CIA ARTICULARTE;

NACIONAIS: GRUPO GIRAMUNDO (BELO HORIZONTE - MG) GRUPO SOBREVENTO (SÃO PAULO - SP E RIO DE JANEIRO - RJ), TÉSPIS CIA. DE TEATRO (SANTA CATARINA);

INTERNACIONAIS: CIA. ART STAGE SAN (COREIA), CRAZY BODY GROUP (IRÃ), CIA. ROCAMORA (ESPANHA), CIA. PLAYGROUND (ESPANHA), CASA DEGLI ALFIERI (ITÁLIA) E KAKASHI-ZA TEATRO DE SOMBRAS (JAPÃO).


PIA FRAUS TEATRO PAULISTA


PIA FRAUS VEM DO LATIM E SIGNIFICA "UMA MENTIRA CONTADA COM BOAS INTENÇÕES"

A PIA FRAUS É UM GRUPO DE TEATRO DE BONECO QUE DESDE 1984, EM SÃO PAULO, PRODUZIU MUITAS PEÇAS TEATRAIS COM UMA LINGUAGEM CONTENDO DANÇA, TEATRO DE BONECOS E DE MÁSCARAS, CIRCO E ARTES PLÁSTICAS. TRABALHAM AINDA UMA LINGUAGEM ENTRE OS RECURSOS DO TEATRO DE ANIMAÇÃO AOS QUE OUTRAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS.

SEM MUITAS PALAVRAS, COM O USO NA FORÇA DAS IMAGENS, A RELAÇÃO BONECO - ATOR SÃO OS ELEMENTOS PRINCIPAIS E É O DIFERENCIAL DOS TRABALHOS DA COMPANHIA.
  • CIRCULO DAS BALEIAS
  • 100 SHEAKESPEARE
  • BICHOS DO MUNDO 
  • KACHTANKA
  • PEIXONAUTA
TEVE SEU INÍCIO NA CIDADE DE ITAJAÍ, EM SANTA CATARINA, NO ANO DE 1983.

A TÉSPIS CIA DE TEATRO TEM UMA PESQUISA IMENSA SOBRE O FAZER TEATRO DE OBJETO E APLICÁ-LO EM MONTAGENS TEATRAIS PARA CRIANÇAS. ESTE ESTUDO JÁ DERAM ALGUNS FRUTOS COMO PEÇAS:

  • CABEÇA DE PAPEL
  • MENINO NAVEGADOR
  • O CONTADOR DE HISTÓRIAS
  • UM CIRCO CHEIO DE LUA
  • HISTÓRIAS DE UM REI TIRANO
ROCAMORA TEATRE INTERNACIONAL

A ROCAMORA É UMA COMPANHIA NASCIDA NA ESPANHA, E ESTUDA E SE DEDICA À ARTE DO TEATRO DE MARIONETES A FIO, BONECOS E TEATRO DE OBJETOS.

TODOS OS ESPETÁCULOS SÃO DIFERENTES UNS DOS OUTROS, NÃO EXISTE UMA PEÇA IGUAL A OUTRA, POS A COMPANHIA FAZ AS ENCENAÇÕES DE ACORDO COM O PÚBLICO, LOCAL, ÉPOCA, E ESTES ELEMENTOS SÃO SEMPRE DIFERENTES, ELA NUNCA REPETIR UM ESPETÁCULO.

FUNDADO POR CARLES CAÑELLAS, BONEQUEIRO PROFISSIONAL DESDE 1976, MESTRE DOS MARIONETISTAS DE FIO DE ESPANHA.

JOGAS?
OLIOU, O PEQUENO LENHADOR
BUSCANDO O SOL.

KAKASHI-ZA TEATRO DE SOMBRAS INTERNACIONAL


CRIADO EM 1952, O TEATRO KAKASHI-ZA É A PRIMEIRA COMPANHIA DE TEATRO DE SOMBRAS MODERNAS DO JAPÃO.

PIONEIRA DO TEATRO DE SOMBRAS, CRIANDO ARTES ORIGINAIS E JOGOS COM TÉCNICAS SOFISTICAS.

AS SOMBRAS FEITAS APENAS COM AS MÃOS, E O CORPO MAGICAMENTE SE OBSERVA ANIMAIS E OUTROS ELEMENTOS FANTÁSTICOS QUE CONTAM UMA HISTÓRIA DIFERENTES EM CADA ATUAÇÃO.

GORILAS
PATINHO FEIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário