A partir da análise dos dois vídeos abaixo, observe quais as semelhanças e diferenças sobre a relação entre as linguagens teatral e circense, bem como a relação do personagem com o espectador.
RELAÇÃO ENTRE AS LINGUAGENS TEATRAL E CIRCENSE: A
PRINCIPAL CARACTERÍSTICA A SER
OBSERVADA É A PRESENÇA DO SER HUMANO
EM ESTADO ESPETACULAR, QUE UTILIZA RECURSOS DRAMÁTICOS E EXPRESSIVOS NA CONDUÇÃO DA PERFORMANCE CÊNICA. HÁ A UTILIZAÇÃO
DE ROTEIROS PRÉ-DEFINIDOS, DE IMPROVISAÇÃO, DE PERSONAGENS, DE CONSTRUÇÕES CORPORAIS E VOCAIS, DE FIGURINOS, DE ADEREÇOS, DE ILUMINAÇÃO,
DE SONOPLASTIA ESPECÍFICA ETC. EMBORA
A FORMATAÇÃO DO ESPETÁCULO
SEJA DISTINTA, AMBOS PODEM UTILIZAR ESPAÇOS
DIFERENTES, POR EXEMPLO, UMA APRESENTAÇÃO TEATRAL
PODE “CABER” EM ESPAÇOS NOS QUAIS
UMA APRESENTAÇÃO DE DETERMINADOS
NÚMEROS CIRCENSES, NÃO.
RELAÇÃO COM O
ESPECTADOR: POR MUITO TEMPO, FOI ESQUECIDO OU
CONSIDERADO SEM IMPORTÂNCIA NO SEU PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO, MAS,
ATUALMENTE, É VISTO COMO PARTE DA OBRA, AFETANDO-A E SENDO AFETADO POR ELA. O
EFEITO DA ATUAÇÃO DO ARTISTA SOBRE O ESPECTADOR ESTÁ FORTEMENTE LIGADO AO EFEITO
DO ESPECTADOR SOBRE O ARTISTA.
CENÁRIO: CONJUNTO DE ELEMENTOS QUE, COMBINADOS, MIMETIZAM AMBIENTES REAIS, PARA
REFORÇAR A ATMOSFERA ONÍRICA DO PALCO.
ILUMINAÇÃO: INFINITOS RECURSOS QUE PARTICIPAM E COLABORAM COM A PRODUÇÃO DE SENTIDO DO ACONTECIMENTO TEATRAL.
SONOPLASTIA: ESTE TERMO É RECORRENTE EM TEATRO, CIRCO, CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO. COMPREENDE A RECRIAÇÃO DE SONS DA NATUREZA, DE ANIMAIS E OBJETOS, DE AÇÕES E MOVIMENTOS, ILUSTRADOS OU SUGERIDOS SONORAMENTE EM CADA CENA. CONTEMPLAVA, TAMBÉM, A GRAVAÇÃO E A MONTAGEM DE DIÁLOGOS, BEM COMO A SELEÇÃO, A GRAVAÇÃO E O ALINHAMENTO DE MÚSICA COM FUNÇÃO DRAMATÚRGICA.
Espetáculo "Os Saltimbancos" - Odeon Companhia Teatral.
Cirque du Soleil - Ovo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário